Falece Adroaldo Mousquer Loureiro

0
121

Fundador do Jornal das Missões, Adroaldo Mousquer Loureiro, faleceu na tarde de hoje

A região missioneira do Rio Grande do Sul perdeu uma de suas maiores figuras públicas. Aos 67 anos de idade, faleceu na tarde desta sexta-feira, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o ex-deputado estadual, ex-prefeito e vereador de Santo Ângelo e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Adroaldo Mousquer Loureiro, vítima de câncer.

HISTÓRICO
Natural de Santo Ângelo, Loureiro era formado em Odontologia e Direito. Fundador do PDT nas Missões, elegeu-se vereador em 1982 e foi presidente da Câmara Municipal em 1988. Em 1991, assumiu como secretário estadual do Trabalho e Ação Social no governo de Alceu Collares. Em 1992, elegeu-se prefeito de Santo Ângelo, onde promoveu o Governo da Mudança, amplamente aprovado pela população .

Conquistou seu primeiro mandato como deputado estadual em 1998, reelegendo-se em 2002, 2006 e 2010. No Parlamento gaúcho, liderou a bancada do PDT entre 2006 e 2010. Foi presidente de importantes comissões, como a de Assuntos Municipais e de Economia e Desenvolvimento.

Foi o relator do Plano Plurianual 2000/2003, do Orçamento do Estado para 2002 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012.
É autor de 24 leis que ajudam a melhorar a vida da população gaúcha, como a Lei dos Desmanches (combate ao furto e roubo de automóveis), a Lei Antibullying (contra violência escolar) e da proposição que instituiu a Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal, Lei que estabeleceu o Progama de Garantia de Renda Mínima Familiar e lei que instituiu a Semana Missioneira no calendário de eventos culturais do Estado.

Coordenou a Comissão Externa da Assembleia Legislativa que investigou as circunstâncias da morte do ex-presidente da República João Goulart. Também propôs e liderou as Comissões Externas em apoio a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) no embate para receber recursos devidos pela União e pela mobilização em torno das renovações dos contratos de concessões da empresas públicas de energia elétrica.

Empresário da comunicação social, foi fundador do Jornal das Missões, veículo com mais de 30 de existência em Santo Ângelo. Adroaldo Loureiro deixa a esposa, Neiva Debacco Loureiro, e os filhos Saulo, Roberto e Eduardo Loureiro, que é deputado estadual e atual líder da bancada do PDT na Assembleia.

ATOS FÚNEBRES
Os atos fúnebres serão realizados em Santo Ângelo, na tarde deste sábado, dia 13, na Catedral Angelopolitana.