Festa do Melão comercializa duas toneladas de melão no fim de semana

0
115

No domingo (19), durante a Festa do Melão, foram comercializadas duas toneladas de melão, além de outros produtos elaborados com a fruta como sorvete, sucos, sacolés, geleias, cucas e outros alimentos coloniais, na localidade de Ilha Grande. A informação foi repassada pela presidente da Associação dos Produtores de Melão de Ilha Grande (Apmig), Líria Fonseca.

De acordo com Líria, a festividade comercializou cerca de R$ 7 mil em produtos e cerca de 800 pessoas circularam no local. Dentro da programação do evento foi realizada uma missa na comunidade pela manhã e às 11 horas aconteceu a abertura oficial, com lideranças da comunidade. Depois teve almoço festivo e à tarde a banda Meninos do Brasil animou o baile no salão comunitário.

Conforme a presidente da Apmig, o resultado evidenciou o sucesso da tradicional Festa do Melão. “Apesar do grande volume de vendas sobraram frutas. Nossa ideia não era vender tudo, mas que sobrasse melão – o maior atrativo da nossa comunidade. A Festa do Melão se constitui num grande sucesso, diante do número de visitantes provenientes de vários municípios da região”, destacou.

PRESENÇAS
Estiveram presentes o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, o presidente da Câmara de Vereadores, Diomar Formenton, secretários municipais, o presidente do Sindilojas, Luiz Carlos Dallepiane, o presidente da Acisa, Antônio Alberto Toscani, o chefe de Escritório da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Oswaldino Lucca, e os vereadores Gilberto Corazza (PT), Nader Hassan (PDT), Pedro Waskievicz (SDD) e Everaldo Oliveira (PDT).

CULTURA DO MELÃO
Há 40 anos o melão vem sendo plantado na localidade Ilha Grande. No entanto, comercialmente vem sendo cultivado há 11 anos. Ao todo 17 produtores produzem melão numa área de 20 hectares. De acordo com a presidente da Apmig, Líria Fonseca, a produtividade média nesses 20 hectares é de 15 toneladas por hectare, ou seja, 300 toneladas por safra. Os melões produzidos são das variedades gaúcho, cantaloupe, magellan e hales best.