Festival de Cinema de Santo Ângelo chega a 4º edição e tem inicio amanhã

0
108

No total, 18 filmes foram selecionados e serão apresentados nos dias 19 e 20

 

Para o primeiro dia, está agendada a exibição do longa-metragem “O Homem que Copiava”, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), numa parceria com a Som e Luz. O filme conta com o recurso da áudio-descrição, sendo especialmente adaptado aos portadores de necessidades especiais. A exibição do longa está agendada para as 18h, antecedendo a abertura oficial, que acontecerá às 20h15min. Na sequência, às 20h30min, terá início a primeira noite da Mostra Competitiva.

Já na quinta-feira, o evento contará com a exibição dos curtas inscritos para a Mostra Geral e para a Mostra Estudantil – criada neste ano.

Na sexta-feira, serão conhecidos e premiados os melhores filmes, nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Local, Melhor Ator e Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Música Original, Melhor Fotografia, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Estudantil e Melhor Filme do Júri Popular.

Outra novidade é a Exposição “Em Cartaz” – que acontece nos três dias do Festival de Cinema. Trata-se da exibição de cartazes de filmes clássicos e de grande sucesso no cinema nacional e estrangeiro.

 O Festival de Cinema de Santo Ângelo cresce a cada edição e recebe filmes de diversas partes do País. De acordo com o diretor Cultural do Clube Gaúcho, Luis Carlos Cavalheiro, houve uma grande procura durante as inscrições, que encerraram no dia 7 de agosto. “Foi uma grande procura pelas inscrições, principalmente de trabalhos do Rio de Janeiro e São Paulo. No total, foram selecionados 18 filmes. Com certeza esta edição superou as nossas expectativas”, frisa.

O lançamento desta edição foi realizado no dia 14 de julho. Nessa data, foi conhecida a patronesse do Festival de Cinema: a santo-angelense Leilanie Silva, diretora de produção que tem se destacado em trabalhos dentro e fora do País. 

Conforme destaca Cavalheiro, embora o Festival de Cinema já seja uma realidade, a direção espera e trabalha para que o evento esteja, definitivamente, na lista dos principais festivais do País. “Como bem lembra a Agência Nacional de Cinema, festivais como este são a primeira porta de entrada para obras audiovisuais”, destaca.

O presidente do Clube Gaúcho, Jacques Barbosa, destaca que o Festival de Cinema é dedicado não apenas aos associados, mas à comunidade local e regional. “Trata-se de um momento cultural que buscamos proporcionar a toda população.”

O evento, tradicionalmente realizado na Sede Social do Clube Gaúcho, é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O 4º Festival de Cinema de Santo Ângelo tem apoio da secretaria estadual de Cultura, da secretaria municipal de Cultura e do Cinema Cisne de Santo Ângelo.

 

FILMES SELECIONADOS

Apresentação na quarta-feira (19): Decifra-me; De Fino Gosto; Pietro; Alegria; O Passageiro; A Cidade; Cine Paissandu: Histórias de uma Geração.

Apresentação na quinta-feira (20): A Cartomante; Tudo Acaba em Pizza; Cadernos da Guerra; Frágil; Quanto mais Suicidas; Menos Suicidas; Crianças; Memórias do Cine Argus; Atlântida – eu também vim de lá; Os Olhos de Cecilia; O Incrível Johnny Boo e Um Dia.

 

DIVULGAÇÃO DO EVENTO

Durante todo domingo (16) ocorreu junto ao tradicional Brique da Praça, em Santo Ângelo, a divulgação do Festival de Cinema. 

Marcaram presença na Praça do Brique o casal presidente da entidade social de Santo Ângelo Jacques e Juliana Barbosa, além do coordenador de eventos do Clube Gaúcho, Luis Carlos Cavalheiro, e os organizadores do evento.