Fila nos últimos dias de cadastro biométrico

0
168
Prazo para fazer o cadastro biométrico do título de eleitor encerra na próxima quarta-feira (11). Fotos: daniele Angnes/JM

Prestes a encerrar o prazo para cadastramento biométrico, o Cartório Eleitoral de Santo Ângelo tem atendido uma média de 420 pessoas por dia. Até a sexta-feira, dos 61.397 eleitores, 48.286 fizeram o cadastro (78,55%).

Quem ainda não atualizou os dados têm até a próxima quarta-feira (11). Ao fim deste período, eleitor terá o título cancelado, não poderá votar no pleito de outubro, além de ter outras implicações que a falta do documento acarreta.

A estimativa, de acordo com a chefe do Cartório de Santo Ângelo, Marivani Gehn Gonçalves é de que, seguindo a média de atendimentos diários, cerca 3 mil títulos ainda sejam feitos até se encerrar o prazo. Até o momento restam quase 13 mil cidadãos cadastrarem os dados biométricos. Destes, Marivani lembra, que muitos podem ter mudado de domicílio eleitoral, outros, de fato, terão o título cancelado.

Para fazer a biometria é preciso levar o documento de identidade (pode ser a CNH, identidade, Carteira de Trabalho, carteira de classe, como OAB); comprovante de residência (tem de ser atual, dos últimos três meses e em nome do eleitor); e o título antigo;

Marivani diz que é importante o eleitor estar atento aos documentos, principalmente ao de residência, “é preciso que ele comprove vínculo com o município”, afirma.

Antonio terá de voltar ao Cartório para fazer a biometria

Na quarta-feira, Antonio Vilmar Flores foi até o Cartório para fazer o cadastro, mas não conseguiu porque o comprovante de residência está no nome da esposa. “Na próxima venho com ela, porque ela também tem de fazer”, conta.

Como é feita a biometria
Com os documentos em mãos, eleitor vai até o Cartório Eleitoral. Aí, um atendente atualiza os dados cadastrais, coleta a assinatura digital e as digitais. Feito isso, novo título é impresso.

Plantão

Neste fim de semana, Cartório Eleitoral terá plantão. O atendimento será das 9h às 16h, no sábado (7) e no domingo (8). Nos demais dias, o horário é das 9h às 19h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here