Final Regional do Sol a Sol reúne mais de 1.300 atletas

0
103

Jogos ocorreram em Santo Cristo, em 19 modalidades e 61 categorias

Com a participação de mais de 1.300 atletas de 22 municípios e público total de 3 mil pessoas, a Final Regional dos Jogos Rurais Sol a Sol arrecadou, no último domingo (11), mais de R$ 20 mil em recursos para serem aplicados em melhorias da comunidade que sediou o evento: Linha Arnoldo, de Santo Cristo. Mais do que sediar o evento, Santo Cristo também se consagrou campeão geral da olimpíada rural que contou com 19 modalidades em 61 categorias.

A final contou com um clima ainda maior de festividade, pela comemoração dos 30 anos de realização ininterrupta dos jogos. “Nessas três décadas, somou-se mais de R$ 1,5 milhão em recursos, que garantiram melhorias na infraestrutura das comunidades, viagens de estudo e viagens de férias. É um grande evento para integração das comunidades, competição esportiva e confraternização, visando sempre à melhoria da qualidade de vida no meio rural”, avaliou um dos idealizadores e, até hoje, coordenador da olimpíada, o veterinário da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi.

A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar, Amauri Coracini e Neida Fröhlich (adjunta); a chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Ancila Altmann; o prefeito do município, José Luís Seger; o deputado federal natural de Linha Arnoldo, Elvino Bohn Gass, os coordenadores regionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Daniel Gorski e Alfeu Müller; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Genoveva Haas; entre outras lideranças locais.

DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO

Neste ano, o produtor de 56 anos, Ivo Schneider, ajudou na organização do salto em distância. Mas em mais de 25 edições ele competiu e saiu vitorioso. E não somente dessa prova. “Participo desde a primeira edição e conquistei 62 medalhas em provas de atletismo. Aos 26 anos eu atingi a marca de 5,25 metros no salto em distância”, recordou o agricultor de Santo Cristo.

ENCONTRO QUE VIROU CASAMENTO

O casal Rogério Gardel da Silva e Rosa Hoch, de Entre-Ijuís, eram da mesma cidade, mas comunidades diferentes. Conheceram-se no Sol a Sol municipal de 1995 e começaram a namorar no Sol a Sol regional do ano seguinte. Estão juntos até hoje, com dois filhos – um menino de nove anos (que já participa das provas) e uma menina de dois. “Não vejo a hora de ela poder participar também, principalmente do Garota Sol a Sol. Espero que saia vencedora”, anunciou Rosa, que nesta edição não pôde participar devido a um procedimento cirúrgico. Mas o marido competiu. E Silva também é colecionador de vitórias em diversas modalidades: 130 medalhas e 20 troféus.

Um dos momentos mais aguardados foi o desfile para escolha do Homem e Mulher Melhor Idade e Garoto e Garota Sol a Sol. O salão comunitário ficou lotado com a torcida para os candidatos. Após a entrega das faixas e prêmios, o local foi palco do baile de integração das comunidades.

Confira os vencedores
Homem Melhor Idade Sol a Sol
1º – Dionísio Katwski – Santo Ângelo
2º – Osmar Loeben – Ubiretama
3º – Valter Puhl – Santo Cristo

Mulher Melhor Idade Sol a Sol
1ª – Norma Angst – Cândido Godói
2ª – Arnilda Loeben – Ubiretama
3ª – Noelia Hofsetz – Santo Cristo

Garoto Sol a Sol
1º – Maicol Woigekowski – Santo Ângelo
2º – Ivan Kazareki – Ubiretama
3º – Mikael Bratz – Porto Xavier

Garota Sol a Sol
1ª – Pâmela Welter – Cândido Godói
2ª – Francieli Cé – Bossoroca
3ª – Fátima Agnes – Cerro Largo

Ordem de classificação dos 22 municípios participantes (pontuação)

Santo Cristo (89); Entre-Ijuís (54); Boa Vista do Buricá (47); Roque Gonzales (35); Guarani das Missões (32); Ubiretama (28); Horizontina (24); Cerro Largo (20); Santo Ângelo (18); Bossoroca (16); Porto Xavier (15); Santa Rosa (12); Garruchos (9); Sete de Setembro (8); Dezesseis de Novembro (8); Cândido Godói (8); Porto Vera Cruz (6); Alecrim (6); Porto Lucena (4); Rolador (0); Mato Queimado (0); Vitória da Missões (0)

MODALIDADES DISPUTADAS

As atividades foram realizadas nas modalidades Bocha; Bolãozinho; Cabo de Guerra; Milho no Buraco; Canastra; 100 metros rasos; Corrida do Saco; Debulha de Milho; Futsal; Chute Penalti; Salto em distância; Serra Lenha; Volei; Batida no Prego; Chute no pneu; Crochê, Tricô; Tiro à lata; Garoto e Garota Sol a Sol; Homem e Mulher Terceira Idade.