Força-tarefa nacional mobiliza Santo Ângelo contra o Aedes

0
120

Durante todo o dia de hoje, equipesse reúnem em campanha contra o mosquito

Anunciada há algumas semanas, acontece hoje uma mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Conforme o governo Federal, em todo o Brasil, cerca de 220 mil militares irão atuar em 356 municípios.

O trabalho será de conscientização e orientação da população, ou seja, os militares, equipes de Vigilância Ambiental, secretarias de Saúde dos municípios e coordenadorias de saúde, que irão distribuir panfletos com um número de telefone local que irá receber denúncias de lugares onde haja proliferação do mosquito, além de informações importantes sobre o combate do mosquito Aedes aegypti.
 
EQUIPES DIVIDIDAS POR BAIRROS
A coordenadora da Vigilância Ambiental de Santo Ângelo, Selenir Arruda,  explica que no município, o trabalho será realizado durante todo o dia de sábado, em equipes divididas em cinco Bairros do município. “Será um trabalho de orientação, de distribuição de folders nos bairros que foram escolhidos por terem apresentado maior índice de infestação, que são o Rogowski, o Castelarim, o João Goulart e o Haller. O Alcebíades também será visitado por conta do óbito registrado em 2015. Outras ações devem ser realizadas nas próximas semanas, com recolhimento em pontos críticos”, destaca. 

MILITARES NAS RUAS
Em nota, 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com), explicou que, durante todo o sábado, os militares do 1º BCom, da 10ª Circunscrição do Serviço Militar (10ª CSM) e do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo (DSSA), realizarão “um aprofundamento do nível de conscientização quanto à gravidade do problema e o grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito”. O trabalho não será realizado apenas aqui em Santo Ângelo, mas também nos municípios de Giruá, Catuípe e Eugênio de Castro. Nesse dia, os militares e os agentes de saúde dos municípios percorrerão diversos bairros, no período das 8h às 17h. 
 
MOBILIZAÇÃO EM TODA A REGIÃO
De acordo com o coordenador regional de Saúde, Antônio Pedro Sartori, os bairros que terão mobilização da equipe da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e militares, serão o Rogowski, Shirmer e Neri Cavalheiro. “Essa ação será realizada aqui e em todos os 24 municípios, em uma ação nacional. E, além disso, todo sábado a partir de agora nós estamos lançando, aqui na região, o Dia D Contra a Dengue, quando convidaremos a comunidade a fazer uma varredura geral em sua residência. A consciência para combater o mosquito é o que há de mais importante neste momento”, argumenta Sartori. 
 
AÇÕES DEVEM TER CONTINUIDADE
Na semana que vem, a ação nacional deve ter continuidade nos municípios de todo o país com limpeza nas residências dos Bairros que apresentam maior índice de infestação. “Ação de limpeza deve ocorrer na semana que vem, provavelmente de segunda a quinta-feira, com ajuda do exército aqui de Santo Ângelo, em um trabalho de ação de descontaminação dos criadouros do mosquito”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Ubiratan Alencastro. 
Conforme informaçõs do 1ºBCom, de 22 a 26 de fevereiro, os militares também participarão de campanhas de divulgação nas escolas da região, “visando ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros nesta “guerra” e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar desta campanha nacional”.