Fórum da Participação Popular e Cidadã definirá demandas que irão compor cédula de votação

0
80

Serão escolhidas até 20 prioridades com valor alocado e mais demandas estruturantes

Nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, no auditório do prédio 13 da URI Santo Ângelo, será realizado o Fórum Regional do Programa de Participação Popular e Cidadã. No evento, com a participação de delegados natos e eleitos em assembleias municipais dos 25 municípios do Corede Missões, serão escolhidas as demandas que irão compor a cédula de votação.

A cédula conterá até 20 demandas no campo 1, que prevê ações com valor alocado, e até cinco demandas estruturantes no campo 2, que são áreas de prioridade regional, sem valor definido. Os municípios da região definirão, no voto, o destino de R$ 5.195.000,00 para serem aplicados no orçamento do Governo do Estado em 2015. A votação será nos dias 2, 3 e 4 de junho pela internet, e no dia 4 de junho através das cédulas de papel.

Conforme Hed Vilson Pires, que junto a Jairo Ferreira coordena o programa na região, são esperados aproximadamente 200 delegados no Fórum Regional. Cada delegado equivale a 30 participantes nas assembleias municipais, de forma que o município que mais mobiliza pessoas no encontro leva mais representantes para lutar por suas demandas no Fórum Regional. Além dos delegados eleitos, há os delegados natos – um representante do Executivo, um do Legislativo e outro do Conselho Municipal de Desenvolvimento.

“São Luiz Gonzaga é o município que elegeu mais delegados, 17 no total. É importante que os municípios compareçam com seus representantes, pois cada delegado tem direito a voto no Fórum Regional”, destaca Hed Vilson. Santo Ângelo deverá participar com 14 pessoas.

O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, em parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento Missões (Corede) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento.