Fórum Florestal e de Agroenergia serão nesta sexta, na Fenamilho

0
89

Dois eventos serão destaque na programação da 16ª Fenamilho nesta sexta-feira (3). Um deles é o Fórum Florestal Estadual com ênfase no novo Código Florestal: “CAR e PRA – Regularização das propriedades rurais”, com início às 9h, no auditório Iglenho Burtet. A promoção é da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Fenamilho.

Na programação, estão a abertura, com pronunciamento do vice-governador Beto Grill e do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. Às 9h10min, inicia o painel: “O que mudará nas propriedades rurais com o novo código”. São convidados Valdir Zonin, engenheiro agrônomo e coordenador da Câmara Temática da Agroenergia da Secretaria da Agricultura do RS; e Fabrício Azolin, engenheiro agrônomo do Departamento Florestal – SEMA/RS.

Às 9h30min, é a vez da mesa redonda sobre “Os desdobramentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA) no RS”, com Alexandre Scheifler (DMA – Fetag/RS); Roberto Ferron, engenheiro agrônomo (Sefargs e Ibramate); Eduardo Condorelli, assessor da Farsul /RS; Dirceu Slongo (ATE Florestal Emater/RS); Jorge Silveira, engenheiro florestal (Coema – Crea/RS).

Às 9h50min, haverá relato das demais entidades, debate e encaminhamentos, e às 10h o encerramento.

AGROENERGIA

O outro evento é o Fórum da Agroenergia no RS e reunião da Câmara da Agroenergia – Seapa/RS, com início às 10h45min. A abertura do evento é com o secretário Luiz Fernando Mainardi e com o vice-governador Beto Grill.

O primeiro painel é às 11h, com o tema Rumos da Agroenergia no Estado e no Brasil. A temática “Biodiesel e Agroenergia Nacional” será tratada pelo painelista Odacir Klein, presidente da Câmara Nacional das Oleaginosas e Biodiesel. Já a temática “Avanços da Agroenergia no RS” é com o painelista Valdir Zonin.

O painel “Energias alternativas do RS” inicia às 11h20min. A temática “Microdestilarias de Etanol no RS” será com os painelistas Cícero Nogueira, professor da UFSM, e Vilson Machado, diretor da Vinema Multióleos Vegetais. A temática “Energias alternativas no RS: Térmica, PCHs, Solar e Eólica” será com o painelista Sérgio Dias, presidente da CEEE/RS. E a temática “Agroenergia e a agricultura familiar” será com Elton Weber, presidente da Fetag/RS.

Ao meio-dia, haverá relato das demais entidades, debate e encaminhamentos, e às 12h10min o encerramento. Às 12h30min haverá almoço com os convidados na Casa do Agropecuarista.