Fórum Regional de Governo promove encontro em São Miguel

0
101

O Governo do Estado realizou na quinta-feira (18), dia que antecede a Interiorização em São Miguel das Missões, a 3ª edição dos Fóruns Regionais de Governo. O encontro, que reuniu agentes e coordenadores estaduais das regiões das Missões, da Fronteira Noroeste, do Noroeste Colonial e do Celeiro, teve cerca de cem participantes na Câmara de Vereadores de São Miguel. Conduzida pelo chefe de gabinete do Governador, Vinícius Wu, a agenda abordou a aproximação e a transversalidade entre o Piratini e os agentes de ponta que atuam nos municípios da região.

A meta é consolidar uma cultura de integração, incentivando o diálogo e o trabalho conjunto entre os coordenadores e representantes de diversas secretarias nos municípios do interior. Passado o período eleitoral, a estratégia também se relaciona ao momento de reorganização das gestões municipais. "É fundamental realizar os ajustes necessários com os atuais e novos gestores de forma transparente, republicana e democrática para obter os resultados planejados em cada região", afirmou Wu.

Davi Schmidt, diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, detalhou as políticas e os investimentos do Governo para a região, além de reforçar a importância do Sistema Estadual de Participação, que realizou mais de 600 audiências na área. A Região Funcional 7, à qual pertence São Miguel e demais municípios, corresponde a 7,1% da população e é responsável por 5,18% do PIB do Estado. Ao todo, as cidades da região devem receber R$ 915,2 milhões em investimentos públicos até 2014.

Consulta sobre trânsito
Com a presença da equipe do Gabinete Digital, os agentes regionais também deixaram suas contribuições para a consulta pública sobre segurança no trânsito, votando e dando sugestões. Na quinta-feira, pouco mais de uma semana após o início da mobilização, a consulta alcançou a marca de 50 mil votos registrados.

Além de Vinicius Wu e Davi Schmidt, o encontro de São Miguel das Missões também contou com a participação de Ghissia Hauser, secretária adjunta de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cláudia Cardoso, diretora de políticas públicas da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Eugênio Portela, representante do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Adalberto Noronha, macrocoordenador da Região Funcional 7, e demais coordenadores regionais. O próximo Fórum Regional de Governo será realizado em Montenegro, no dia 8 de novembro.