‘Garantimos que todos os alunos da zona rural terão acesso ao transporte escolar’

0
119

Coordenadora regional de Educação destaca temas de interesse de pais e alunos

A coordenadora regional de Educação da 14ª CRE, Tania Santiago, conversou na última terça-feira (1º) com a redação do Jornal das Missões, e destacou temas de interesse de pais e alunos de escolas estaduais de Santo Ângelo e das outras 39 escolas localizadas nos municípios de abrangência da coordenadoria.

TRANSPORTE ESCOLAR
Um deles foi a questão do transporte escolar para alunos da zona rural. O Poder Público de Santo Ângelo não assinou o convênio para continuar garantindo o transporte público escolar, e, a partir de agora, o subsídeo deve ser disponibilizado pelo Estado. “Queremos tranquilizar a comunidade da zona rural, pois estamos prevendo todo um planejamento já para o início de 2016. Estamos formando uma equipe, uma força-tarefa, que garantirá transporte para alunos da zona rural, tanto para quem estuda no interior, quanto para quem tem que vir da zona rural para a cidade estudar nas escolas estaduais aqui de Santo Ângelo. Bastará que façam suas inscrições e comprovem suas necessidades”, esclarece a coordenadora.

RECURSOS HUMANOS
Tania destacou também a necessidade de recursos humanos nas escolas de abrangência da 14ª CRE, mas explica que novas equipes devem assumir no próximo ano. “Estamos nos organizando, analisando todos os quadros das escolas. Vivemos um ano eleitoral, de trocas de equipes, de diretores e vices. Após a eleição, convocaremos as novas equipes para seguir na luta pela educação pública de qualidade nas nossas escolas estaduais”.

ELEIÇÕES
Sobre as eleições, que acontecem no dia 15 de dezembro, a coordenadora pediu a participação da comunidade escolar para que haja uma escolha de diretores e vice-diretores realizada de forma democrática. “Essa eleição é muito importante, é um processo que possibilita debate de projetos, de ações concretas, administrativas e pedagógicas nas nossas escolas. Por isso fizemos um apelo para que pais, alunos, professores e funcionários participem desse processo eleitoral, pois sem isso a escola acaba tendo que fazer um novo processo eleitoral, indicando diretores e vices, e isso não é positivo”, acrescenta.

CALENDÁRIO ESCOLAR
Conforme o calendário escolar, os professores devem retornar às escolas em 2016 nos dias 25 e 26 de fevereiro, com análise de quadro e implementação de ações, enquanto os alunos retornam no dia 29 de fevereiro. Das 40 escolas que fazem parte da 14ª CRE, divididas em 11 municípios, quatro terão a partir do ano que vem, o trabalho de turno integral: duas de Santo Ângelo, uma de Cerro Largo e uma de São Miguel das Missões.