Governador de Rotary visita clubes na África

0
100

O Governador de Rotary Internacional do Distrito 4660, Marco Antonio Cortez, liderou recentemente um grupo de Rotarianos do Rio Grande do Sul em viagem de estudos ao continente Africano, especificamente à Moçambique, Zimbabwe e Zâmbia, países pertencentes ao distrito 9210 de Rotary.

A viagem teve o objetivo de praticar o intercâmbio de relações, troca de conhecimentos e experiências, verificação e constatação das atuações de Rotary em outras regiões e países e dos projetos desenvolvidos e apoiados fundamentalmente pela Fundação Rotária, que é o braço da organização no fomento e subsídio financeiro nas ações humanitárias em todo o mundo.

A delegação foi composta por cinco membros. Além do Governador Marco Cortez participou: Mario Vianna e Rodrigo Peil (RC de Tupanciretã), Jader Tauffer (RC de Frederico Westhefalen) e Henrique Cortez (E-CLUB de Santo Ângelo).

Durante a estada de 15 dias no continente africano, o grupo percorreu mais de 4.000 KM, visitando três países, 07 cidades e 11 clubes de Rotary. A equipe foi conduzida pelo Governador do distrito 9210, o companheiro Antônio João Bettencourt, moçambicano, atualmente líder de Rotary no distrito, que foi o anfitrião de grupo de brasileiros.

Dentre as inúmeras visitas realizadas pelo Rotary, destacam-se principalmente nas áreas de combate e controle da AIDS, vacinação contra a poliomielite, na educação, com a construção de salas de aula e locais apropriados para alfabetização, e na saúde e saneamento básico, com a construção de banheiros (privadas) públicas nas aldeias e escolas.