Governo estadual anuncia anistia do Troca-Troca de Sementes

0
82

 Durante reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) sobre estiagem, nesta terça-feira (24), o governador Tarso Genro anunciou várias iniciativas para amenizar os efeitos para os agricultores. Entre elas, a anistia do programa Troca-Troca de Sementes, em que o Executivo deixará de cobrar R$ 24 milhões dos produtores.

Também foram anunciadas contratações emergenciais de servidores para acelerar a emissão de licenças ambientais para construção de açudes e cisternas. Conselheiros ligados ao setor primário manifestaram suas necessidades e posições sobre as alterações climáticas e os apoios necessários do poder público.

A atividade ocorreu no Palácio Piratini, após o painel com o diretor-geral da FAO no Brasil, José Graziano, sobre segurança alimentar e o decreto estadual que titula 2012 como ano estadual do cooperativismo.

Nova reunião do CDES-RS sobre estiagem está agendada para a próxima quarta-feira (1º/2), às 9h, na sede da secretaria do Conselho com o objetivo de dar andamento à formulação de políticas permanentes e programas estruturais para combater a falta de chuvas.