Governo Federal dá mais um passo para a duplicação da BR-285 entre São Borja e Vacaria

0
101

Os parlamentares gaúchos também solicitaram estudo para duplicar BR-386 e ponte na BR-472

Na avaliação de parlamentares da bancada gaúcha, foi bastante positiva a audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, agendada pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), nessa terça-feira (19). Uma das reivindicações foi o estudo de impacto ambiental para duplicação da BR-285, entre São Borja e Vacaria. Segundo Perondi, o tráfego na rodovia aumentou muito e a duplicação se faz necessária e urgente. O ministro Paulo Sérgio Passos surpreendeu ao afirmar que este estudo já está praticamente concluído.

A segunda demanda foi o pedido de elaboração de estudos de impacto ambiental e sócio-econômico e do projeto de engenharia para a duplicação da BR-386, entre Lajeado e Iraí. Segundo Darcísio Perondi (PMDB-RS), esse pedido foi feito há três anos e não havia avançado no Ministério. Desta vez, Paulo Sérgio Passos anunciou o lançamento, ainda na primeira quinzena de abril, do edital para a realização dos estudos. A BR-386 é considerada uma das mais importantes do Rio Grande do Sul, pois liga o Norte do Estado à Região Metropolitana de Porto Alegre, com grande importância econômica e turística. Segundo Darcísio Perondi, a estrada está saturada, o tráfego supera oito mil carros por dia e em 2012 matou 1.800 pessoas.

PONTE

Uma terceira reivindicação, levantada pelo deputado Perondi, é a construção de uma ponte sobre o rio Ibicuí, na BR-472, próximo a Itaqui. Segundo o parlamentar, trata-se de um corredor de exportação do Brasil e só existe ponte em um sentido. "É uma vergonha. A ponte dá passagem apenas a um carro por vez. Tem até sinaleira para cruzá-la", afirmou. O ministro Paulo Sérgio Passos entendeu a urgência da construção da ponte e determinou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que faça a atualização da obra. "Vamos tentar incluí-la no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2014", disse. Segundo Perondi, a bancada gaúcha vai trabalhar junto à Presidência e a Vice-Presidência da República para incluir a ponte no PAC.