Governo federal divulga feriados e pontos facultativos de 2012

0
97

Os feriados e pontos facultativos para os servidores públicos federais em 2012 estão definidos por meio de portaria do Ministério do Planejamento publicada na edição desta segunda-feira (26) do Diário Oficial da União.

No total, estão listados oito feriados nacionais:

1º de janeiro (Confraternização Universal),

21 de abril (Tiradentes),

1º de maio (Dia do Trabalho),

7 de Setembro (Independência do Brasil),

12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida),

2 de novembro (Finados),

15 de novembro (Proclamação da República) e

25 de dezembro (Natal).

Outros sete dias foram definidos como pontos facultativos: 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro, até 14h (Quarta-feira de Cinzas), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano-Novo). Também consta na portaria o Dia do Servidor Público (28 de outubro), ainda não definido como feriado ou ponto facultativo.

As datas divulgadas para ponto facultativo valem para os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Segundo a portaria, caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais.

Os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados, desde que previamente autorizados pelo responsável da unidade administrativa do servidor.