Greve dos bancários: Conforme proposta, decisão será tomada nesta quinta-feira

0
90

Uma nova rodada de negociações acontecerá hoje

Os bancários decidiram nesta terça-feira (13) manter a greve iniciada na semana passada. A decisão foi anunciada após reunião que aconteceu entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo.

Em Santo Ângelo, os bancários continuam com a paralisação. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santo Ângelo, Almiro Copetti, as propostas apresentadas não foram aceitas, pois a proposta da Fenaban de reajuste de 7% está abaixo do estimado pelos bancários, que é de 9,55%.

Uma nova rodada de negociações acontecerá hoje, em São Paulo. Segundo Copetti a greve continua  enquanto as propostas não forem favoráveis. A paralização teve início na terça-feira (6) da semana passada. Na sexta-feira (9), os bancários também decidiram manter a greve, rejeitando a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

De acordo com o último balanço divulgado pelo comando dos grevistas, 11.531 agências e 48 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas nesta segunda-feira (12). Segundo o Banco Central, o país tem 22.676 agências bancárias instaladas.

No Rio Grande do Sul, o balanço indica que 862 agências foram fechadas, conforme o Sindicato dos Bancários (SindiBancários). A negociação em São Paulo é acompanhada pelo secretário-geral do SindiBancários do Rio Grande do Sul, Luciano Fetzner, que afirma que a mobilização deve continuar “até que os banqueiros ofereçam uma proposta decente”, disse em comunicado divulgado pela categoria. Em Santo Ângelo, apenas a agência do Banrisul, do Bairro Pippi, continua com suas atividades normalmente.