Guarani das Missões se prepara para a 12ª Polfest

0
98

Cidade espera um público de 20 mil pessoas. Programação ocorrerá entre os dias 22 e 25

Guarani das Missões espera receber 20 mil pessoas na 12ª Polfest, festa típica polonesa que ocorrerá entre os dias 22 e 25 deste mês, no Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski. Paralelamente, será promovida a 2ª Mostra do Empreendedor.

A Polfest é uma promoção da Sociedade Cultural Guaraniense, da Associação Comercial e Industrial (Acigua) e da Braspol, com apoio da Prefeitura. O evento, que será marcado por shows folclóricos, gastronomia e bailes típicos, também marcará a comemoração dos 55 anos de Guarani das Missões, que serão completados no dia 27. Em torno de 70% da população da cidade é de descendência polonesa.

Está prevista a presença de 11 grupos de danças folclóricas – a maioria, naturalmente, da etnia polonesa, como o anfitrião Grupo Folclórico Polonês Águia Branca, mas também, por exemplo, de etnia alemã e ucraniana. “Queremos promover a integração entre as diversas etnias”, diz a rainha Angélica Kulakowski. A 1ª princesa é Vanusa Rockembach e a 2ª princesa Laís Härter.

BAILES E OUTRAS ATRAÇÕES

No dia 22, quinta-feira, a partir das 15h, será feito o desfile de divulgação pelas ruas da cidade e, à noite, com início às 21h, haverá o baile com os Garotos do Fandango e Os Atuais. Os outros bailes serão na sexta-feira, com Cosmo Express, e no sábado, com Rogério Magrão & Banda. A abertura oficial será no dia 23, sexta-feira, a partir das 10h30min.

Outras atrações serão o “ognisko”, preparo e degustação tradicional de alimento em meio aos afazeres do trabalho; venda de bebidas típicas; exposição e venda de artesanato confeccionado a partir das Oficinas de Capacitação para as Artesãs de Guarani das Missões; parque de diversão; presença de hortigranjeiros e da agricultura familiar; festival do “pierogi”, pastel tradicional da culinária polonesa; e a 2ª Feira da Terneira. Outras informações pelos telefones (55) 3353-1200, com a Prefeitura, e (55) 3353-1099, com a Associação Comercial e Industrial.