História de Luz

0
83

Luciana da Luz completa 20 anos como corredora preparando-se para Maratona Internacional de Porto Al

Com o primeiro e o último troféus conquistados nas mãos, Luciana da Luz comemora seus 20 anos de trajetória como atleta. O primeiro veio em maio do ano de 1997, quando foi segunda colocada em circuito de rústica de Santo Ângelo, e o último, no final de semana passado, quando conquistou o primeiro lugar em sua categoria em rústica em Guarani das Missões. “Depois deste primeiro troféu eu tinha vontade de seguir conquistando mais, mas não sabia que viriam tantos outros”, ressalta a corredora, que nasceu no interior de Eugênio de Castro quando o local ainda não era considerado município, mas disputa provas representando Santo Ângelo em nível regional, estadual e nacional, com participação inclusive em provas internacionais.
Para integrar sua história como atleta, Luciana se prepara para dois grandes desafios nos próximos dias. No próximo final de semana irá participar da Maratona Internacional de Porto Alegre, que ocorre no domingo (12). A prova está em sua 33ª edição e terá o percurso de 42,195 quilômetros. A prova ainda terá as modalidades de meia maratona (21,097km), rústicas (10km, 5km e 3km) e maratoninha infantil (de 50m a 400m, conforme a idade). Até a quarta-feira (1º) já haviam sido registradas o número recorde de 7,3 mil inscrições no evento. A corredora santo-angelense já participou da Maratona em outros anos, conquistando a segunda e a quarta colocações em edições anteriores.
O outro desafio, e talvez o mais expressivo da carreira da atleta, será em julho, quando Luciana da Luz carregará a Tocha Olímpica que passará por Santo Ângelo no dia 4 do próximo mês. A corredora é a primeira do revezamento do símbolo olímpico. “Graças ao esporte sou a pessoa que sou e por este reconhecimento poderei carregar este símbolo. São 20 anos também de incentivo ao esporte. Lá em 1997 era só a Luciana que corria, e atualmente são muitas as mulheres que participam de grupos de corrida. O esporte só traz benefícios para a saúde, para a mente e para o corpo. Quando eu parar de competir, vou continuar correndo pela minha saúde”, ressalta a atleta.

RECONHECIMENTO
Em homenagem aos 20 anos de trajetória de Luciana da Luz, o município de Eugênio de Castro realizará rústica no mês de setembro. A prova “20 anos de corrida” ocorre no dia 18, com largada da Praça Central do município.