Horário especial do comércio para o Natal começa na segunda

0
93

Lojas ficarão abertas até as 22 horas. Neste domingo (18), o horário noturno é facultativo

O atendimento especial do comércio para o Natal em Santo Ângelo inicia nesta segunda-feira (19) e se estende até sexta-feira (23).

O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais será das 9 horas até as 22 horas, com intervalo de duas horas para o almoço e intervalo de lanche de no mínimo uma hora no final da tarde.

Para o sábado, dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o horário será das 9 às 17 horas, com intervalo de duas horas para o almoço.

Neste domingo, dia 18 de dezembro, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais será facultativo. Para aquelas empresas que decidirem pelo funcionamento, o horário fica estabelecido das 18 às 22 horas. 

“As empresas que optarem por trabalhar no domingo, dia 18 de dezembro, deverão pagar para cada trabalhador um abono de 40 reais na folha de pagamento de dezembro, e conceder mais um dia inteiro de descanso, que deverá ser na semana que antecede o domingo trabalhado”, afirma o o presidente do Sindilojas Missões, Luiz Carlos Dallepiane. O funcionamento das empresas nos demais domingos do ano somente é possível mediante acordo coletivo.

A compensação de horas trabalhadas será em dois dias inteiros de dispensa para cada funcionário, nos dias 26 de dezembro; 2 de janeiro de 2012; 20 de fevereiro de 2012, ou 22 de fevereiro 2012.

As datas são fixadas pelo acordo, e empregados e empregadores escolhem, entre elas, os dois dias de dispensa, sem a necessidade de fechamento das lojas, adotando-se o sistema de revezamento de pessoal.

Conforme o presidente do Sindilojas Missões, o acordo entre empregadores e trabalhadores do setor foi firmado em outubro.