Hospital Santo Ângelo passa a contar com posto do Cartório de Registro Civil

0
78

Bebês que nascerem na casa de saúde receberão a Certidão de Nascimento

 Todos os bebês que nascerem no Hospital Santo Ângelo darão alta já com a Certidão de Nascimento, com a inauguração do posto do Cartório de Registro Civil, nesta segunda-feira (9). A medida vai agilizar o encaminhamento da documentação do recém-nascido.

Durante a inauguração, o provedor Bruno Hesse destacou mais esse serviço que o Hospital vai oferecer à população. “Esse foi um ato simples, mas com grande significado simbólico. É uma forma de valorização e promoção da cidadania”, salienta.

Já o diretor do Fórum, juiz Luis Carlos Rosa, lembrou que o encaminhamento desse processo aconteceu entre 2007 e 2008. “O objetivo é promover a cidadania e ao mesmo tempo facilitar que os pais façam as certidões dos bebês. Além disso, com o posto do cartório dentro do hospital será possível um controle mais eficaz das pessoas que entregarem seus filhos para adoção”, diz.

A promotora Paula Mohr, por sua vez, explica que essa medida do Hospital Santo Ângelo segue uma tendência no Estado. “Alguns hospitais gaúchos estão prestando esse serviço. Sem dúvida é um avanço. Atualmente os pais devem encaminhar seus dados no Cartório de Registro Civil. Com o posto, a família sai com a certidão de nascimento pronta do HSA”, observa.

POSTO DE REGISTRO CIVIL

A oficial do Cartório de Registro Civil, Lucila Maria Selenski, explica que o posto do HSA funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 10 horas. Ele vai ficar junto à Maternidade do hospital. “Estaremos disponibilizando um profissional do cartório para atuar na casa de saúde no encaminhamento dos registros”, frisa.