HSA apresenta seu Plano Diretor para a comunidade

0
86

Provedor Bruno Hesse detalhou ações que a instituição vai implementar e construção de um novo prédio

O Hospital Santo Ângelo (HSA) apresentou, na terça-feira (27), para a comunidade, o novo Plano Diretor de Crescimento Sistêmico. A atividade contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais de Saúde, conselho gestor do hospital, clubes de serviços, representantes do Ministério Público, além de outras lideranças locais e regionais. Também presentes o vice-provedor, Odorico Bessa Almeida, o diretor administrativo Fernando Branco, o diretor técnico Edson Vargas e o assessor da casa de saúde, Fermino Zucoloto Batista, o prefeito de Eugênio de Castro, Daltro Steglich, o secretário de Indústria e Comércio, Leonesildo Berté, entre outros.

APRESENTAÇÃO
Num primeiro momento, o provedor Bruno Hesse evidenciou o cenário atual do hospital, com as melhorias e os serviços prestados à comunidade regional, a implantação do Centro Cirúrgico, a UTI Neonatal e a UTI Adulto, os serviços de Traumatologia, Gestante de Risco e Obesidade Mórbida. Na sequência, falou sobre a construção dos 58 novos leitos, num prédio de três andares, na esquina da Rua Bento Gonçalves com a Rua 15 de Novembro.

Depois, Hesse apresentou o trabalho de planejamento desenvolvido por outros hospitais do Rio Grande do Sul e o que será feito pela direção do HSA, através do Plano Diretor de Crescimento Sistêmico. Segundo ele, esse plano prevê ações para os próximos 20 anos, sejam em obras, ampliação de serviços e até mesmo a reorganização dos setores da instituição.

PLANO DIRETOR
Bruno Hesse explicou que o novo Plano Diretor de Crescimento Sistêmico será um instrumento de orientação para sua expansão, setorização e reformulação dos serviços de atendimento do hospital. “Com o Plano Diretor, a instituição de saúde poderá projetar o HSA para os próximos 20 anos, não apenas no que se refere a obras, mas também serviços a médio e longo prazo. O hospital tem um importante papel regional e para isso estamos trabalhando para o crescimento da instituição”, disse.

NOVO PRÉDIO
Dentre as ações previstas no plano diretor está a construção de um prédio de oito andares, de mais de 10.700 m², na Rua Bento Gonçalves, em área onde hoje funciona o estacionamento do HSA. As instalações deverão ocupar ainda um terreno, ao lado, adquirido recentemente. De acordo com a direção do hospital, a obra está orçada em R$ 30 milhões.

ABRANGÊNCIA REGIONAL
Durante a apresentação da planta do novo prédio, o consultor hospitalar Edemar de Paula destacou o trabalho de recuperação do hospital, o enfrentamento dos desafios e as mudanças que ocorrerão com essa ampliação. “O hospital hoje tem a capacidade para atender uma área de 300 mil habitantes. Com essa nova estrutura passará para uma área de 1 milhão de habitantes”, observou.

TRABALHO DE REORGANIZAÇÃO
O diretor administrativo, Fernando Branco, salienta que, com a nova estrutura prevista no plano diretor, os setores e serviços serão reorganizados e o hospital deverá implantar novas clínicas para o atendimento de pacientes no espaço que ficará livre.

Já o provedor Bruno Hesse revelou que a partir dessa apresentação do plano diretor, os projetos serão encaminhados à Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, assim como aos deputados federais visando obter recursos de emendas parlamentares.