HSA recebe convite do Município para administrar a UPA do Bairro Pippi

0
86

Provedor Bruno Hesse diz que o HSA fará um estudo de viabilidade técnica

O Hospital Santo Ângelo (HSA) fará um estudo para verificar a viabilidade técnica de administrar a Unidade de Pronto-Atendimento do Bairro Pippi (UPA). A informação é do provedor do HSA, Bruno Hesse. Segundo ele, a casa de saúde recebeu, na terça-feira (2), o convite do Município para administrar a unidade.

De acordo com o provedor, o assunto foi discutido durante encontro com a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, na quarta-feira (3), durante almoço no Santo Chopp. No encontro, também estiveram presentes o diretor administrativo do HSA, Fernando Branco, o assessor administrativo, Fermino Zucoloto Batista, e Estevão Moor. Na oportunidade, a secretária considerou importante avaliar essa possibilidade, tendo em vista a experiência do hospital no que se refere a gestão na área da saúde. Sandra diz que sinalizou a possibilidade de o Ministério da Saúde e o Estado repassarem cerca de R$ 550 mil para viabilizar o funcionamento da unidade.

O prefeito Valdir Andres confirmou o repasse de convite não apenas para o Hospital Santo Ângelo, mas também para a Unimed Missões/RS. Segundo o chefe do Executivo municipal, caso uma das duas instituições demonstre interesse em assumir a UPA, o Município vai verificar uma forma legal de viabilizar esse processo. Não havendo essa possibilidade, a Prefeitura vai buscar outra forma de colocar em funcionamento a unidade.

MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE
A secretária estadual de Saúde Sandra Fagundes esteve em Santo Ângelo, nesta semana, ministrando palestra durante a Mostra Regional de Atenção Básica, na URI, que discutiu as práticas cotidianas e qualificação do sistema de saúde. O evento foi promovido pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.