Inauguração oficial do IF Farroupilha ocorre amanhã

0
111

Solenidade contará com a presença de autoridades e lideranças do Estado Está agendada para amanhã, a inauguração oficial do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha) – câmpus Santo Ângelo. A solenidade será realizada na sede do Instituto, a partir das 15h30min, com a presença, já confirmada, do ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, deputado Eduardo Loureiro e deputado Elvino Bohn Gass. Além das referidas autoridades, deverão prestigiar o ato solene demais lideranças locais, regionais e estaduais.
“A inauguração oficial vai ocorrer agora em função das agendas das autoridades, esse pleito já existia há tempo, mas estávamos definindo quem estaria presente. Agora conciliamos a agenda do ministro e secretário e agendamos para amanhã”, frisa o diretor Geral da Instituição, César Kroetz.
Na tarde de ontem, já havia movimentação em frente ao prédio administrativo do IF Farroupilha. Um palco para a inauguração oficial estava sendo montado para garantir o sucesso do evento mesmo que intempéries climáticas atinjam o município. 

O CÂMPUS
O câmpus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha é o maior investimento educacional público da história de Santo Ângelo que foi conquistado graças a mobilização da comunidade local e regional. As atividades foram iniciadas em 2014 e o câmpus já formou duas turmas, uma do curso técnico em Informática para Internet e uma do técnico em Gerência de Saúde, ambos na modalidade subsequente. Atualmente, conta com 478 alunos, 40 professores e 35 técnico-administrativos em educação e equipe terceirizada que atua na vigilância, limpeza, telefonia, manutenção predial e jardinagem.
“O ato de solenidade visa mostrar para toda população, com a presença das autoridades, que o IF-Farroupilha está pronto para atender a comunidade”, frisa Rosane Pagno, diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

VISÃO DO LEGISLATIVO
Para o Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Gilberto Corazza, este é um momento ímpar, tendo em vista o papel estratégico que o Instituto Federal cumpre na formação de novos profissionais. “O Instituto Federal Farroupilha é o maior investimento educacional público da história de Santo Ângelo, que foi conquistado graças à mobilização da comunidade local e regional. Não há dúvida que esta é uma das principais conquistas, se não a principal, para o município e região, porque dialoga com a perspectiva de um futuro mais sustentável e inclusivo, e que, consequentemente, trará melhor a qualidade de vida para o conjunto da nossa população”, frisa o Chefe da Casa Legislativa. 
 
CURSOS EM ANDAMENTO
O câmpus Santo Ângelo oferta cursos no nível médio nas modalidades, integrado (Ensino Médio e profissionalizante simultaneamente), integrado Proeja (para quem tem mais de 18 anos e ainda não concluiu o Ensino Médio), subsequente (pós-médio) e superior.
Cursos técnicos integrados: Manutenção e Suporte em Informática (3 turmas) e Agricultura (1 turma) e curso técnico em Estética na modalidade Proeja (2 turmas).
Cursos técnicos subsequentes: Enfermagem (2 turmas), Gerência de Saúde (2 turmas), Estética (2 turmas), Informática para Internet (2 turmas).
Curso Superior: Tecnologia em Sistemas para Internet (2 turmas). 
Além dos cursos mencionados o câmpus também atua no Pronatec e EaD (polo).
O câmpus possui em torno de 4.500 m² de construção que abriga, além das salas de aula e do espaço administrativo, oito laboratórios (informática, hardware, química, enfermagem, estética e biologia). Também já estão sendo implantados outros três Laboratórios de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (Lepeps) para a área de agricultura.

PRÓXIMOS ANOS
De acordo com o planejamento institucional, O câmpus deverá atingir, no mínimo 9.000m² de construção nos próximos 3 anos. Também está planejado atingir neste período o quantitativo de 1.200 alunos e 120 servidores.