Inaugurada a nova sede da Secretaria de Saúde

0
90

Prédio com 2.171,25 m² está localizado na Avenida Brasil, ao lado do Ministério Público

Foi inaugurada na manhã de ontem (24), as novas instalações da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo. O amplo espaço está localizado na Avenida Brasil, ao lado do Ministério Público, onde funcionava o antigo fórum. O local foi reformado e readequando para oferecer também atendimento à população. O investimento do município foi de R$ 750 mil reais.
O prédio foi repassado ao município pelo Governo do Estado, após insistência do prefeito Eduardo Loureiro, que demonstrou ao Governador Tarso Genro que o local estava abandonado, sem manutenção e sendo destruído.

SAÚDE COMO PRIORIDADE

Em sua manifestação na solenidade de inauguração, o prefeito Eduardo Loureiro elogiou o empenho do procurador da República Osmar Veronese, que também se empenhou para que as verbas fossem repassadas e fosse possível investir no local. Eduardo fez uma explanação sobre os principais investimentos na saúde do município e listou os serviços e a estrutura da nova Secretaria de Saúde. “Este prédio esteve abandonado durante anos. Era depredado e várias matérias foram publicadas na imprensa estadual. Então, conseguimos o repasse do Governo e fizemos as adequações necessárias para atender a nossa comunidade. A saúde sempre foi prioridade na nossa administração”, frisou.

MARCO NA SAÚDE

O coordenador regional de Saúde da 12ª CRS, o médico Lói Biacchi, destacou o avanço na saúde em Santo Ângelo. “Em 40 anos nós sempre tivemos a saúde em prédios alugados. Hoje é um dia histórico, pois ganhamos um prédio próprio. Este novo local irá ajudar a consolidar os projetos que ainda temos para executar”, falou.

A nova Secretaria Municipal de Saúde abrigará, ainda, a coordenação do PIM (Programa Infância Melhor), a coordenação do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a coordenação do programa de agentes de saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. Em breve, o Procon e a 3ª Delegacia Regional Penitenciária deverão ocupar espaços no prédio. No local, também serão abrigados consultórios médicos e pediátricos, além de uma sala de vacinas.

O novo espaço, localizado na Avenida Brasil é de 2.171,25 m². “Bem superior aos 550 m² do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Bento Gonçalves. Além disso, deixaremos de pagar um aluguel de R$ 3.800 mensais. Iremos economizar e triplicar o nosso espaço, ficando com cerca de dois terços da nova área somente para a saúde”, comemorou a secretária da Saúde, Rosa Severo.

Os serviços oferecidos na nova sede da Secretaria Municipal de Saúde

– Serviço de Pediatria;
– Serviço de Ginecologia e Obstetrícia (Foi ampliado para 4 consultórios, todos com banheiro individual, além de sala de acolhimento para mulheres e gestantes);
– Ambulatório;
– Encaminhamento de Medicações Especiais (Município X Estado);
– Duas Farmácias: a Básica e a do Idoso;
– Sala de Vacina;
– Autorização e encaminhamento de exames e consultas de baixa, média e alta complexidade;
– Sistema AGHOS de Regulação de exames e consultas (serviço de agendamento informatizado para pacientes nos centros de referência, implantado no ano passado);
– Autorização de Internação Hospitalar, – Anestesias;
– Consultório de Fonoaudióloga;
– Serviço de Psicologia Clínica;
– Cartão do SUS;
– Vigilância Epidemiológica;
– Vigilância Sanitária;
– Serviço de Ouvidoria.
Setor Administrativo:
– Departamento Jurídico e Técnico, Recursos Humanos e Serviço de
Faturamento;
– Coordenação dos programas Estratégia de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde e Primeira Infância Melhor

* A área física da secretaria de saúde passou de 550 m² para 2.171,25m²