Informativo da 14ª Coordenadoria Regional de Educação

0
89

VIAGEM DE ESTUDOS DA E. E. E. M. DR. AUGUSTO DO NASCIMENTO E SILVA – PRÓ-ENSINO MÉDIO INOVADOR

A Escola Estadual Dr. Augusto do Nascimento e Silva de Santo Ângelo realizou nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2012 uma viagem de estudos com os alunos do 3º e 2º Anos do Ensino Médio Politécnico, à Hidroelétrica de Itaipu, Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e Parque das Aves na cidade de Foz do Iguaçu, além da Cidade de Leste no Paraguai, com objetivo de conhecer transformações elaboradas pelo homem, identificando alternativas para melhoria de qualidade de vida em seu meio, através da observação e investigação científica.

Salientamos que essa viagem de estudos foi possível devido à reestruturação curricular do Ensino Médio Politécnico, pois isso possibilitou que algumas Escolas Estaduais aderissem ao Programa Ensino Médio Inovador–ProEMI, em parceria com MEC, Secretaria Estadual de Educação e 14ª CRE, sendo responsável a professora Cristina Fiorin Calegaro.
Na viagem, os alunos foram acompanhados pela coordenadora pedagógica Walria de Aquino Aguirre Nascimento e as professoras Marilê Fensterseifer, Joseane Meotti, Daniela Morais e a Vice-diretora Adriana Krüger, além do estagiário do curso de Biologia, Thales Matzenbacher (aluno PIBID, parceria escola/URI).

107º FÓRUM PERMANENTE DA POLÍTICA PÚBLICA ESTADUAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES

Realizou-se no dia 10 de outubro de 2012, no Parque da Fenamilho de Santo Ângelo – o 107º Fórum Permanente da Politica Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O Fórum teve apoio da 14ª CRE, COEPEDE, FAMURS, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, APAE e APASA.

Na oportunidade, foram apresentados relatos de experiências de Inclusão escolar onde a professora Assessora da Educação Inclusiva da 14ª CRE – Alice Maicá mostrou um vídeo produzido por professores do Instituto Estadual de Educação Odão Felippi Pippi demonstrando relatos dos alunos que a escola tem incluídos no Ensino Regular. Ocorreu também uma mesa redonda com o tema “Garantia de Direitos e cidadania” e atividades concomitantes como Seminário Técnico e Encontro com Universidade e Salas de Gestores Municipais.

OBRAS ESCOLARES

Dentro da proposta do Governo do Estado de agilizar as Obras Escolares, foi inaugurada, no dia 11 de outubro, a Reforma do Ginásio da E.E.E.M São Roque, do Município de Sete de Setembro, através da autonomia financeira, no valor de R$ 79.968,51.

Esteve presente, no evento, a assessora de imprensa, professora Inês Leal e a coordenadora-adjunta Tania Rosana Matos Santiago, responsável pelas obras, a qual destacou a importante parceria na condução dos processos nos municípios de abrangência da 14ª CRE.

14ª CRE REALIZARÁ FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

No dia 19 de outubro de 2012, a 14ª CRE fará formação com professores e coordenação pedagógica da EJA. O objetivo é oportunizar aos professores a apropriação e o aprofundamento acerca das concepções e propostas de Educação de Jovens e Adultos.

Os temas abordados serão: Educação de Jovens e Adultos na Escola Pública: Contexto Social e Aprendizagem; Construção do Conhecimento em Educação de Jovens e Adultos: Questões de Método; com o Professor Doutor Sidinei Pithan da Silva – UNIJUÍ.

“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”.
Rubem Alves
Parabéns a todos os educadores, que conseguem transformar
o ato de ensinar num eterno encantamento!

Adelino Jacó Seibt
Coordenador Regional de Educação