Inicia a 11ª Feira do Melão

0
103

Expectativa de vendas do produto é de 70 toneladas durante a feira

 Tradicionalmente saborosa. Assim é definida pelos consumidores a Feira do Melão, da comunidade do Distrito de Ilha Grande, que está em sua 11ª edição. O evento teve início nesta sexta-feira (20) pela manhã e logo no início dos discursos de abertura os consumidores já aguardavam para comprar o produto.
“O cultivo do melão é tradicional em nossa comunidade e é o sustento de muitas famílias. A nossa produção era sempre para os mercados, mas percebemos que havia muitas perdas”, salientou a presidente da comunidade de Ilha Grande, Líria Fonseca.
A presidente da comunidade agradeceu a Emater e todos os presentes que sempre auxiliaram para melhorias na produção do melão gaúcho. “Apesar de nosso produto estar bom, acredito que temos condições para melhorarmos ainda mais”, disse Líria.
Segundo o técnico agrícola da Emater, Diomar Formenton, a instituição auxiliou a organizar os produtores, visando uma aproximação com o consumidor. “Olhávamos as charretes que vinham carregadas de melão e pensamos: Por que não organizar este pessoal? E foi assim que fizemos a primeira feira, valorizando o trabalho e conhecimento da comunidade. Não criamos nada só potencializamos o que já existia”, explicou o técnico agrícola.
Para o chefe do Escritório da Emater/Santo Ângelo, Álvaro Uggeri, esta é uma oportunidade a mais que o produtor tem para vender seu produto, além dos supermercados. “A existência deste espaço bem localizado traz bons resultados e boa lucratividade para o produtor rural. Sempre incentivamos este evento”, afirmou Álvaro.
A Festa do Melão acontece sempre no início do mês de dezembro, porém este ano coincidiu com os Jogos Regionais Sol a Sol e os agricultores optaram por adiá-la. Outro motivo para o atraso foi o frio que protelou a safra, conforme justificou Diomar.
A expectativa da produção de melão para esta safra é de 300 toneladas e a venda durante a o evento é de 70 toneladas. O melão gaúcho, que passou por um processo de melhoramento, é vendido a R$ 3,50 o quilo e a feira vai até o produto acabar, “mais ou menos até a metade do mês de janeiro”, afirmou Líria.
No dia 9 de janeiro será lançada a 10ª Festa do Melão, na Acisa. A festa acontecerá no dia 19 de janeiro na comunidade de Ilha Grande.