Janela Gaúcha: projeto inovador de cinema chega à Ijuí

0
87

O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso ao audiovisual produzido no Rio Grande do Sul

Ijuí recebe neste final de semana, o projeto Janela Gaúcha. O projeto prevê exibições gratuitas de filmes de longa e curta-metragem realizados no Rio Grande do Sul, assim como a realização também gratuita de oficina pedagógica para professores e, ainda, a criação de um site onde os filmes podem ser acessados a um valor popular.

O objetivo principal do projeto é estimular o conhecimento e a formação de um público interessado em assistir filmes, especialmente os que foram realizados no Rio Grande do Sul, a partir de um conjunto de ações diferenciadas e complementares. Para tanto, além de Ijuí foram realizadas exibições gratuitas nas cidades de Cachoeira do Sul, Carazinho e Lajeado.

Ainda com a intenção de dar continuidade às atividades, realizadas no projeto Janela Gaúcha, foi criado o site: www.janelagaucha.com.br, no qual o internauta poderá assistir ao filme mediante o pagamento de um valor popular de aproximadamente cinco reais por exibição que ocorrerá no sistema de streaming, ou seja, exibição direto no site sem download de arquivo que ficará disponível por aproximadamente sete dias. Assim, os professores poderão exibi-los em escolas que disponibilizem apenas um computador e projetor. No site, ainda, estará disponível gratuitamente um guia prático – construído a partir dos temas que os filmes apresentam – para que professores tenham acesso a algumas possibilidades de atividades em sala de aula.

Programação do Janela Gaúcha em Ijuí

Cinema em Sala de Aula: Oficina pedagógica para professores.
Dia 08, das 13h30 às 17h, no Salão Farroupilha na sede da Prefeitura Municipal.
Com exibição do filme WALACHAI, direção de Rejane Zilles.

Exibição dos filmes: sempre às 20h e no Anfiteatro da Praça da República.
Sexta (08) – Argus Montenegro e a Instabilidade do Tempo Forte, direção de Pedro Isaías Lucas.
Sábado (09) – A Última Estrada da Praia. A exibição desta sessão será comentada pelo diretor do filme, Fabiano de Souza.