Jogos Sol a Sol serão neste domingo em Distrito Sossego

0
89

Entre as atrações programadas estão competições esportivas, escolha da Garota e Garoto Sol a Sol, al

Neste domingo (21), quando o sol começar a brilhar, terá início a 32ª edição dos já tradicionais Jogos Rurais Sol a Sol. O torneio é uma promoção da Emater/RS-Ascar e da comunidade de Distrito Sossego, com apoio da administração municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A edição de 2016 teve um total de 1149 inscrições de 19 comunidades, para disputas de diversas modalidades esportivas com categorias que envolvem crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Entre elas, estão futebol, voleibol, bocha, bolãozinho de mesa, cabo de guerra, corte de lenha, corrida de 100 metros rasos, salto em distância, chute de pênalti, milho no buraco, debulha de milho, entre outras. O evento tem o intuito de desenvolver aspectos físicos, lúdicos, sociais, culturais e ambientais, despertando o espírito participativo. 
Enquanto os atletas disputam as modalidades, o público poderá participar da 14ª Mostra e Troca de Sementes Crioulas, que tem como objetivo o resgate de hábitos, costumes e conhecimentos sobre cultivares de sementes, mudas de chás e flores. Para participar basta levar, no dia do torneio, exemplares de sementes ou mudas para troca.
Em visita ao Jornal das Missões, a extensionista técnica social da Emater Ascar-RS – escritório de Santo Ângelo, Thais Trindade, destacou que os Jogos Rurais Sol a Sol, realizados há mais de 30 anos, devem mobilizar a comunidade de Distrito do Sossego. “Temos uma listagem com as comunidades que ainda não sediaram os jogos e seguimos essa ordem. Dentro da região de abrangência da Emater Regional de Santa Rosa, 45 municípios realizam os jogos em âmbito municipal e depois vão para a fase regional, que este ano acontecerá em São Paulo das Missões”.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Oswaldino Lucca, falou sobre a importância da entidade na organização dos jogos por trabalhar diretamente com a agricultura familiar no município. “Temos esse compromisso, como entidade, de apoiar e repassar recursos para este evento, que é um dos maiores realizados no meio rural, até pela integração que ele oportuniza para a comunidade em que acontece”, destaca.
A moradora de Distrito Sossego, Leonir Lucca Alpe, faz parte da comissão organizadora, e comenta sobre os preparativos, iniciados há alguns meses.  “Já definimos tarefas, fizemos reuniões, e nas duas últimas semanas começamos a colocar a mão na massa, trabalhando, organizando a limpeza, os campos, pensando na alimentação, fazendo lista, buscando pessoas para nos ajudar. Teremos alimentação a um preço acessível. Terá churrasco, galeto assado, maionese, lanches, tortas, tudo fabricado em nossa comunidade, com parceria da nossa agroindústria familiar”, explica.
Também visitaram o Jornal das Missões, os membros da comissão organizadora Simone Balensiefer Afozani, Paulo Perlin e Márcia Perlin.
 
 

PROGRAMAÇÃO dos jogos sol a sol
 

8h30min  – Abertura
 
9h – Início das competições esportivas
 
12h – Intervalo para almoço
 
13h – Escolha da Garota e Garoto Sol a Sol e escolha do Homem e Mulher da terceira idade
 
14h – Reinício das atividades esportivas
 
15h30min – Sarau dançante
 
18h – Encerramento