Lançada a campanha Outubro Rosa 2016

0
81

Campanha de prevenção do câncer de mama contou com a presença de diversas entidades e secretarias

A abertura oficial do Outubro Rosa 2016 em Santo Ângelo aconteceu ontem (5), às 9 horas, no saguão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Todo ano, no mês de outubro, é realizado o Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Diversas secretarias e entidades estão inseridas neste movimento a fim de fomentar e estimular a participação da população, empresas e entidades em reconhecimento ao dinamismo e seriedade do trabalho.

No evento estiveram presentes autoridades da SMS, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, além da vice-prefeita Nara Damião. Na ocasião, também foram entregues lacinhos rosa (símbolo da campanha), apresentações artísticas e venda de camisetas e botons do Outubro Rosa 2016 também fizeram parte do lançamento.

Ontem, também ocorreu, às 8h, na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Subuski, a “Roda de Conversa sobre Saúde da Mulher e do Homem – Outubro Rosa”, com a participação da equipe de profissionais do ESF Subuski.

Já às 14h, no auditório do Procon, aconteceu a apresentação do trabalho realizado pelas Pet Rede de Oncologia, na Secretaria de Saúde, com a participação de acadêmicos da URI e de profissionais da Secretaria de Saúde e da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Além disso, ocorreu a roda de conversa e o relato de vivências dos participantes do Pet Redes – Atenção Oncológica, e o depoimento de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. A atividade foi coordenada pelas psicólogas Cláudia Mello e Tânia Trevisan, pela enfermeira Samara Zancan e pela acadêmica de Psicologia, Carine Bueno.

Também às 14h, no Clube de Mães do bairro Dido, foi realizada palestra sobre a Saúde da Mulher, com a participação do Curso de Estética e Cosmético do IF Farroupilha e da URI.  

 

Confira a programação da campanha:

 

7 de outubro

9 às 11h e 14 às 16h – Exame clínico das mamas

Local: Centro Social Urbano.

 

10 de outubro

13h30 – Palestra sobre câncer de mamas

Local: ESF nova

14h – Ações pontuais sobre a prevenção e combate ao câncer de mama nos referidos cursos

Local: URI, no auditório do prédio 13

 

11 de outubro

9h30 às 10h30 – Orientação sobre autoexame das mamas, com a Dra. Danielis

Local: UBS Centro Sul

 

13 de outubro

14h – Roda de Conversa sobre a saúde da mulher com a enfermeira Patrícia

Local: Cras Bairro Dido

Manhã e tarde – Preventivo e exame clínico das mamas com a enfermeira Cheila

Local: Posto de Saúde da Atafona

 

14 de outubro

9h – Exame clínico das mamas com a enfermeira Kelly

Local: ESF Sepé

 

15 de outubro

9 às 11h – Blitz Outubro Rosa, em parceria com o Lion Club

Local: Ruas centrais da cidade: Avenida Brasil, Rua 25 de julho e Marquês do Herval.

 

16 de outubro

Durante a manhã – Hospital Santo Ângelo liberará 50 exames de mamografias

 

Local: Praça do Brique