Lançado o “Trem das Missões – Reponte pelas Etnias”

0
239
Prefeito Jacques Barbosa, vice Bruno Hesse, procurador Osmar Veronese, Paulo Faganello, da Assetrasa e Marlon Ilg da ABPF. Foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Passeios de Maria Fumaça serão realizados nos dias 20, 22, 28 e 29 deste mês envolvendo os municípios de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí

Prefeito Jacques Barbosa, vice Bruno Hesse, procurador Osmar Veronese, Paulo Faganello, da Assetrasa e Marlon Ilg da ABPF. Foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (13), o projeto turístico Trem das Missões – Reponte pelas Etnias. O ato ocorreu na antiga Gare Ferroviária, junto ao Memorial da Coluna Prestes. Estiveram presentes o prefeito Jacques Barbosa; primeira-dama Juliana Barbosa; vice-prefeito Bruno Hesse; procurador da República, Osmar Veronese; Marlon Ilg, vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Paulo Faganello, presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa).

O prefeito Jacques elogiou a iniciativa, afirmando que se trata de um projeto experimental, que pode ser tornar um atrativo permanente na região. Falou ainda sobre o momento cultural, com a Semana Farroupilha, a chegada dos peregrinos do Caminho Internacional das Missões, a Inter-Regional do Enart que será realizada em Santo Ângelo e o Trem das Missões. “Será uma oportunidade para os jovens conhecerem o trem e os mais velhos relembrarem.”

O procurador da República, Osmar Veronese, falou dos movimentos realizados para a retomada das ferrovias e que as iniciativas turísticas são importantes para que isso ocorra. Lembrou que no ano passado foi realizada uma edição do passeio de trem no Natal, com ótimos resultados. “É o resgate de uma história, a valorização de uma cultura e, também, um produto econômico”.

Marlon Ilg, da ABPF, explanou sobre o funcionamento das viagens. A locomotiva Mallet 204com 10 vagões, a chamada de Maria Fumaça, será utilizada. O percurso é de 55 quilômetros, em quatro opções de roteiro: de Santo Ângelo a Catuípe, Catuípe a Ijuí, Ijuí a Catuípe e Catuípe a Santo Ângelo.

Os passeios ocorrerão de 20 a 22 de setembro e nos dias 28 e 29 de setembro. Cada parada terá uma estrutura com praça de alimentação e apresentações artísticas. O valor do bilhete é R$ 70 para adultos e R$ 66,50 para crianças. Menores de cinco anos não pagam passagem, desde que não ocupem assento.

As passagens estão à venda na loja Perfil Moda Feminina (Rua 25 de Julho, 264), na Idealize Design (Rua Marquês do Herval, 1045) e pelo site www.ihtur.com.br.

O primeiro passeio parte da Estação do Bairro São Pedro, em Santo Ângelo, às 8 horas do dia 20, chegando às 10h30min em Catuípe. Às 11 horas o trem segue para Ijuí, com chegada marcada para as 13 horas. Às 14 horas o trem faz o trajeto Ijuí-Catuípe e, às 16h30min, Catuípe-Santo Ângelo. O retorno de cada trecho ocorrerá de ônibus, ao município de origem.

O Trem das Missões: um reponte pelas etnias, é um projeto do Ministério Público Federal (MPF), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e das prefeituras de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here