Lar da Menina comemora na segunda-feira o dia do padroeiro São José

0
104

Na próxima segunda-feira (19) será comemorado o dia de São José, o padroeiro do Lar da Menina.

Como forma de homenagem ao seu padroeiro, o Centro de Formação São José comemora a data, apresentando à sociedade as conquistas e o sucesso do trabalho social desenvolvido com as 120 meninas, de quatro a 14 anos, que estão atualmente matriculadas na entidade.

O Centro de Formação é uma entidade de sociedade civil e beneficente, fundada em 7 de dezembro de 1947. Segundo a diretora Márcia Martin, o local oportuniza o conhecimento, a interação e o desenvolvimento integral de potencialidades; propicia condições para que a individualidade se manifeste; visa o despertar da cidadania consciente, da espiritualidade, da auto-estima e do amor ao próximo.

No turno inverso ao da escola as meninas participam de atividades, tais como: higiene, alimentação, organização dos ambientes ocupados por elas, encontros de reflexão, complementação escolar e oficinas de trabalhos manuais.

Márcia explica que obedecendo a um calendário pré-estabelecido e com base no interesse, são oferecidas oficinas como: reciclagem, artesanato, ponto cruz, atividades domésticas (culinária), leitura e construção de textos, acompanhamento escolar, artes plásticas, artesanato indígena, recreação (atividades lúdicas), informática, espanhol, matemática, inglês e biscuit. “Sempre que possível buscamos atingir a família neste processo de resgate de valores, dando-lhes oportunidade de encontros, formação e reflexão, além disso, são realizadas visitas nas casas das meninas, pela psicóloga e assistente social.