Loureiro aborda importância da Administração para uma gestão pública eficiente

0
104

Palestra foi apresentada no 11º Congresso Mundial e 24º Encontro Brasileiro de Administração

Como inovar na gestão pública? Esse foi uns dos questionamentos da palestra apresentada pelo deputado estadual e administrador Eduardo Loureiro no primeiro dia do 11º Congresso Mundial e 24º Encontro Brasileiro de Administração, encerrado ontem em Porto Alegre.

Ao discorrer sobre a evolução da administração pública no Brasil, do patrimonialismo característico no início da República ao sistema burocrático vigente a partir da década de 30 do século passado, Loureiro defendeu a adoção plena do modelo gerencial, com a incorporação de técnicas de administração voltadas para a gestão mais eficiente. “É o sistema de ideal de gestão, pois significa a introdução da cultura e das técnicas gerenciais modernas de administração pública, pautadas pela busca da eficiência, redução de custos e do aumento da qualidade, sempre com foco no cidadão. O desafio é construir um Estado que apresente resultados, e nesse ponto os administradores têm papel fundamental”, destacou.

A experiência à frente da Prefeitura de Santo Ângelo por dois mandatos também integrou o conteúdo da palestra. Loureiro explicou que o planejamento estratégico implementado no período qualificou a gestão, permitindo inovar os processos e melhorar o atendimento prestado à população. “Criamos uma lei para que cada secretaria tivesse um cargo de administrador no quadro funcional”, ressaltou.