Mais de 20 ton de lixo eletrônico são arrecadadas em campanha

0
89

Ação do Sindilojas e de entidades deu destino correto aos resíduos dos santo-angelenses

Vinte e duas toneladas de lixo eletrônico foram recolhidos no último sábado (28), em campanha do Sindilojas e de um grupo de entidades e órgãos do município. Durante todo o dia, empresas e comunidade levaram peças de computadores e outros equipamentos para a Praça do Brique, de onde foram encaminhados para seu destino correto.

“Foi excelente o resultado”, destaca o presidente do Sindilojas Missões, Luiz Carlos Dallepiane, ao avaliar que o volume de lixo eletrônico recolhido foi semelhante ao da última edição da campanha, em 2011. A ideia, conforme ele, é manter a campanha anualmente, porém com um trabalho permanente de conscientização sobre a destinação correta do lixo eletrônico, inclusive com ações para que recicladores obtenham renda com esse trabalho.

As maiores arrecadações ficaram por conta dos monitores antigos (CRT) e televisores de tubo de imagem, mas também foram arrecadados muitos gabinetes de computador, estabilizadores, cabos, impressoras, rádios, videocassetes, placas, fontes, celulares, carregadores, ventiladores, fornos micro-ondas, dentre outros. Auxiliaram no recolhimento o Departamento Municipal de Meio Ambiente (Demam), 1º B Com, Lions, URI e Sindilojas.

Conforme a secretária executiva do Sindilojas, Vivian Reghelin, os materiais foram levados para a Otser – Gestão de Resíduos Sólidos, de Campo Bom, que foi parceira da campanha. De lá, onde seus componentes são separados, os materiais vão para locais como São Paulo, Porto Alegre e até na Bélgica, para serem reaproveitados ou transformados em outros produtos.