Mais de 70 agricultores já encaminharam o pedido de Proagro em Santo Ângelo

0
92

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo informou na manhã desta terça-feira (27), que 72 agricultores já encaminharam o pedido de Proagro, em razão de perdas nas lavouras de milho.

Conforme o presidente da entidade, Oswaldino Lucca, 30 pedidos foram encaminhados no Sicredi e outros 42 no Banco do Brasil. A quebra da cultura varia de 40% a 70% no município.

Lucca disse que quem plantou no cedo, em agosto, está tendo as menores perdas e colherá em torno de 80 sacas por hectare. Quem plantou depois, em setembro, por exemplo, irá colher apenas 60 sacas por hectare. “Muitos agricultores já estão colhendo o milho e utilizando na produção de silagem para os animais, porém, esta silagem está sendo de baixa qualidade”, afirma.

A área cultivada em Santo Ângelo é de 4,7 mil hectares. Cerca de 1,3 mil agricultores fizeram o plantio através do sistema troca-troca de sementes. A maioria já está solicitando sementes para o plantio da safrinha.

Oswaldino Lucca concluiu demonstrando preocupação com a estiagem. “Se continuar assim, sem chuva, vamos começar a sentir a falta de água e teremos que abrir poços e bebedouros no interior”, finalizou.