Mais de 90 meninas são imunizadas no 1º dia de vacinação

0
105

Meninas de 11 a 13 anos começaram a ser imunizadas em Santo Ângelo, na manhã de ontem (14), contra papiloma vírus humano, o HPV, causador do câncer de colo de útero. O Colégio Concórdia, Colégio Cenecista Sepé Tiaraju e Escola Municipal Sparta de Souza foram as primeiras a receber as equipes, compostas por um enfermeiro e um agente administrativo.

O cronograma de vacinação é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Vacina, Juliane da Rosa, 94 meninas foram vacinadas no primeiro dia de imunização.
No Colégio Concórdia, a enfermeira Fabiane Cristine da Silva comentou que a adesão estava positiva. “Neste colégio todas as meninas foram vacinadas. Pelo que pudemos perceber neste primeiro dia a adesão será boa”, afirmou Fabiane.

A coordenadora pedagógica do Concórdia, Beatriz Bueno de Jesus, explicou que na quarta-feira (12) os pais e alunos receberam palestra com informações sobre a doença. “Pedimos para nossa professora de Ciências, Lara Reichert, que mostrasse aos presentes a importância da vacina, pelo que a doença pode causar”, ressaltou a coordenadora.

A estudante Carolina Bueno, de 13 anos, estudante do 8º ano, se imunizou, pois acredita que é uma prevenção contra o câncer de colo de útero. “Meus pais me apoiaram a fazer. Acredito que este câncer prejudica muito a vida da mulher e pode levar até à morte, por isso fiz a vacina”, comentou.

No município são 1.848 meninas aptas a receberem a vacina. A expectativa de é imunizar 80% das meninas desta faixa etária. No momento da imunização, as adolescentes já recebem a informação que a segunda dose da vacina será feita em setembro, nos postos de saúde. Os pais que não quiserem que suas filhas participem da vacinação devem assinar um termo de recusa disponibilizado pela escola.