Mais de cinco mil crianças devem se vacinar contra o sarampo

0
150
Campanha de vacinação se estenderá até o dia 25 deste mês. Foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Em Santo Ângelo seis unidades do ESF mais a Secretaria da Saúde aplicarão a vacina. Mais de cinco mil crianças estão na faixa etária de imunização

Abriu nesta segunda-feira, 7, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Santo Ângelo, com o Dia “D” agendado para 19 deste mês. A campanha, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se estende até o dia 25.

O público alvo da vacinação são crianças de seis meses a cinco anos incompletos não vacinadas com a tríplice viral ou com a tetraviral. Segundo números da SMS, em Santo Ângelo são 5.133 crianças nesta faixa etária.

A campanha é seletiva e os pais devem procurar as unidades da Estratégia de Saúde Família (ESF) munidos da caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal contra o sarampo.

ATENÇÃO AO SARAMPO

A enfermeira Juliane da Rosa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, salientou que neste ano foram registrados 3.332 casos no Brasil, entre junho e setembro e, segundo a Organização Mundial da Saúde, nos últimos anos têm sido reportados casos de sarampo em várias partes do mundo, com maior número de incidência na Europa e na África. “Por isso é imprescindível a imunização de crianças na faixa etária de vacinação e na busca pelos faltosos”, alertou.

A DOENÇA

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

As vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades e horários:

Secretaria Municipal de Saúde: 7h às 12h e das 13h30 às 18h

Centro Social Urbano do Bairro Pippi: 7h às 12 h e das 13h30 às 17h

ESF Bairro Rogowski: 13h30 às 16 h

ESF Bairro Subuski: 8h às 11h30, as segundas, quartas e sextas-feiras

ESF Bairro Nova: 8h às 12h

ESF Bairro Indubras: 8h às 12h e das 13h30 às 16h

ESF Bairro União: 7h às 11h30 e das 13h30 às 16h

No sábado, 19, Dia “D” de Vacinação, estas unidades estarão atendendo das 8h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here