Mais de dois mil atletas disputam final dos Jogos Sol a Sol em Entre-Ijuís

0
94

Jogos foram organizados pelas comunidades de Esquina Boa Vista e Esquina Primavera

Esporte, integração, lazer e organização. Foram vários os motivos que fizeram de Entre-Ijuís um ponto de encontro entre atletas rurais das regiões Fronteira Noroeste e Missões, no domingo (2). A fase final dos Jogos Rurais Sol a Sol reuniu em torno de 2.400 atletas, que foram prestigiados por um grande público, na localidade de Esquina Primavera.

Bocha, atletismo, canastra, corrida do saco, futebol, voleibol, salto em distância, cabo de guerra, debulha de milho, batida no prego, tricô, crochê e tiro de laço na vaca parada foram algumas das modalidades disputadas e que fortaleceram a cultura de esporte e integração existente entre as comunidades rurais há mais de 30 anos, quando foi realizada a primeira edição dos Jogos.

Segundo um dos idealizadores do evento, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge João Lunardi, o Sol a Sol “é considerado o maior evento esportivo entre comunidades rurais do mundo”. Neste ano, nas fases municipais realizadas na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, participaram aproximadamente 20 mil agricultores atletas, que foram prestigiados por um público superior a 30 mil pessoas.

A atleta Nailah Nasser, 16 anos, percorreu cerca de 150 quilômetros, entre Garruchos e Entre-Ijuís, para participar da fase regional pela primeira vez, esforço que foi recompensado. “É a primeira vez que participo e minha equipe já foi classificada para o voleibol e futebol”, conta a jovem.

Representante de uma das comunidades organizadoras do evento, Antônio Felipin destacou que “depois de dificuldades na safra do último ano, o evento voltou a trazer alegria através do lazer”. As comunidades de Esquina Boa Vista e Esquina Primavera, anfitriã do evento, uniram forças para a organização dos jogos. “Foi necessário muito preparo. Mas há a tradição do espírito esportivo. A localidade de Esquina Primavera sedia pela quarta vez os Jogos Rurais Sol a Sol”, revela a extensionista da Emater/RS-Ascar, em Entre-Ijuís, Fátima Santinon.

Pela terceira vez, a agricultora Lúcia Ullmann Puhl levou para casa a faixa de Mulher Terceira Idade do Sol a Sol Regional. Reconhecida pela sua simpatia e constante alegria, a moradora de Santo Cristo declarou seu entusiasmo. “Sempre fui muito bem recebida e, se eu puder, vou participar outras vezes. É muito bom”, afirmou.

Receberam o título de 1º e 2º Mulher Terceira Idade, Edite Massalai de Entre-Ijuís e Leodolfina Rademaque, de Dezesseis de Novembro, respectivamente. Entre os candidatos ao título de “Homem Terceira Idade”, Alcindo Damião, de Entre-Ijuís, recebeu a primeira colocação, seguido de Ernesto Rademann, de Santo Cristo, e João Batista Costa de Santo Ângelo.

GAROTA E GAROTO

Além do Homem e Mulher Terceira Idade, os mais belos atletas jovens também foram premiados. Foi escolhida Garota Sol a Sol, Kauana Coimbra da Silva, de Vitória das Missóes. Os títulos de 1º e 2º Garota ficaram com Ângela Fonseca, de Entre-Ijuís, e Suzana Diel Boligon, de Bossoroca.

A faixa de Garoto Sol a Sol Regional ficou com Dinorvan Cassel, de Entre-Ijuís. Foram escolhidos 1º e 2º Garoto, respectivamente, Sandro Souza Lopes, de Bossoroca, e Renan Gustavo Steffens, de Santo Cristo. Premiado com o troféu de melhor torcida, o grupo vindo de Santo Cristo destacou-se pela animação.

O GRANDE CAMPEÃO

Com o maior número de atletas e equipes premiados, o campeão geral dos Jogos Rurais Sol a Sol deste ano foi o município de Entre-Ijuís. O vice foi o município de Santo Cristo. “Este evento valoriza o município e os agricultores que mostraram interesse e mobilização para participarem e organizarem os jogos”, enfatiza a extensionista da Emater/RS-Ascar, em Entre-Ijuís, Márcia Dezen.

A fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol foi uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Entre-Ijuís e comunidades de Esquina Boa Vista e Primavera, com apoio de entidades municipais.