Mais de uma tonelada de lixo já foi reciclada no Parque da Fenamilho

0
104

Estação de Reciclagem foi construída numa parceria entre Demam e Cooperativa Ecos do Verde

O Departamento Municipal de Meio Ambiente (Demam) em parceria com a Fenamilho Internacional montou no Parque de Exposições Siegfried Ritter uma Estação de Reciclagem. Até a manhã desta sexta-feira (3), mais de uma tonelada de lixo havia sido reciclada.

O projeto sócio-ambiental tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de reciclagem, além de garantir a inclusão social de famílias de baixa renda.

O diretor do Demam, Ricardo Ferreira, explica que todo o lixo produzido no interior do parque de exposições durante a Fenamilho está sendo reciclado por trabalhadores da Cooperativa Ecos do Verde. “Ao final da feira teremos a quantidade de lixo produzido e com isso queremos mostrar a importância da reciclagem”, diz.

Estão sendo reciclados papelão, plástico transparente, garrafas pet, latinhas de alumínio e vidros. “O material será vendido para empresas recicladoras e transformado em renda para muitas famílias”, salienta o presidente da cooperativa Ecos do Verde, Adair Tomasi.

A Estação de Reciclagem está instalada ao lado do espaço do Demam na Fenamilho. Para entrar em contato com a Cooperativa basta ligar para o (55) 3314-2163.

Ricardo Ferreira destaca que atualmente somente 7% do lixo produzido em todo o município de Santo Ângelo é reciclado. “Para sermos uma cidade sustentável precisamos reciclar no mínimo 93% e queremos chegar a esse resultado em etapas. Em um ano a estimativa é chegarmos a 30% de reciclagem”, frisa.

O diretor do Demam entende que para esta perspectiva se confirmar é necessário também aumentar o número de catadores de 36 para 100.