Marcelo Branco e Plínio de Arruda vão debater democracia real no Fórum Social Missões

0
101

Conferencistas de renome serão atração na noite de sexta-feira, 30 de março

Uma das atrações mais esperadas do 4° Fórum Social Missões, que será realizado de 29 a 31 de março, será a conferência “A democracia real e substantiva como um instrumento de transformação social”, marcada para das 19h30min de sexta-feira, 30 de março, no Prédio 13 da URI. Para o evento, é esperada a participação dos conferencistas Plínio de Arruda Sampaio e Marcelo Branco.

Plínio de Arruda Sampaio é militante social, foi candidato a presidente pelo PSOL em 2010, e é em especialista em questões agrárias. Já Marcelo Branco é profissional de tecnologia da informação e ativista pela liberdade do conhecimento.

Além dos conferencistas, estarão presentes os debatedores Livio Osvaldo Arenhart, professor dr. da Universidade Federal Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, e Rosângela Angelin, professora dra. do Mestrado e da Graduação em Direito e coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas da URI Campus Santo Ângelo. A conferência será mediada por Ivann Carlos Lago, professor dr. e diretor acadêmico da Universidade Federal Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Quem são os debatedores

MARCELO BRANCO

– Juntamente com a produtora Carla Joner foi o idealizador e realizador do Conexões Globais 2.0 http://conexoesglobais.com.br.

– Em 2010 foi o coordenador da estratégia nas redes sociais da candidata eleita a presidente da República, Dilma Rousseff.

– Por três anos foi o diretor geral da Campus Party Brasil – o maior encontro de comunidades de internet do mundo, contratado pelo grupo espanhol E3 Futura. Também é ex-coordenador Geral da Associação Softwarelivre.org .

– Até agosto de 2007, trabalhou para o governo da Generalitat de Catalunya, através da Secretaria de Telecomunicações e Sociedade da Informação, como assessor responsável pela Estratégia de Software Livre no governo e coordenando o projeto “Rede Internacional das Administrações Públicas pelo Software Livre” .

– É articulador e um dos fundadores do "Projeto Software Livre Brasil"; professor honorário do Instituto Superior Tecnológico CEVATEC – Lima, Perú; membro do Conselho Assessor do Mestrado Internacional de Software Livre, da Universitat Oberta de Catalunya (UOC, Open University of Catalonia) – España; membro do Conselho Editorial do Observatório da Comunicação em Portugal ; e membro do comitê assessor do Mestrado em Software Livre da Caixa Nova – Galícia.

– Em 2005 trabalhou como consultor da empresa italiana de software livre Partecs – Participatory Technologies –, com sede em Roma, especializada em plataformas de e-Democracia até se transferir para a Catalunya no início de 2006.

– De 2004 até janeiro de 2005, foi consultor da Presidência da República do Brasil para articulação da Sociedade Civil nos temas da Sociedade da Informação.

– De 2003 a 2004, foi assessor de projetos especiais da Prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa.

 

PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO

– É formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com mestrado em Desenvolvimento Econômico Internacional pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

– Atuou como promotor público e deputado federal. Exilado no Chile, trabalhou na FAO, braço da ONU que cuida de agricultura e alimentação, sendo diretor do organismo por 10 anos.

– Foi professor da Fundação Getúlio Vargas, fundou o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente, preside a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA).

– Foi coordenador do Plano de Ação do governo de São Paulo (1959-1962). Secretário de Negócios Jurídicos do governo de São Paulo (1961). Secretário do Interior e Justiça da prefeitura de São Paulo (1961-1962). Deputado Federal (1962 – 1964, pelo PDC-SP). Deputado Federal (1986 – 1989, pelo PT-SP).

– No PSOL, foi integrante da direção nacional do partido, candidato ao Governo de São Paulo (2006), e candidato à Presidência da República (2010).