Médicos estrangeiros que chegariam hoje têm sua vinda adiada

0
80

Os 14 médicos estrangeiros do programa federal Mais Médicos que chegariam hoje (10) a Santo Ângelo tiveram sua vinda adiada, a princípio, para a quinta-feira da semana que vem. Eles atuarão na rede básica de saúde e se somarão ao cubano Reinaldo Gonzalez Monteiro, 43 anos, e ao argentino Diego German Ledesma, 28.

Em contato do Jornal das Missões com a secretária municipal de Saúde, Eunice Belinazo, ela disse que a pasta não foi informada do motivo do adiamento. A secretaria também não tem informações sobre a nacionalidade dos novos médicos – o Município será o responsável pela estadia e alimentação dos profissionais. Já a diretora-geral da secretaria, Claudete Cruz, conta que foi feito um mapa em que foram definidas as atuações de médicos nos 23 postos de atenção básica da cidade – já com os locais em que os 14 novos profissionais atuarão –, mas que detalhes só serão divulgados após a chegada dos demais estrangeiros.

CONFECÇÃO DO NOVO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE

A população tem até o fim do ano para providenciar – gratuitamente – o seu novo Cartão Nacional de Saúde, um documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) cujo uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso ao fornecimento gratuito de medicamentos. O cartão ainda permite que o histórico clínico dos pacientes seja consultado a partir de uma base de dados.

Na cidade, os locais para a confecção do cartão são a Secretaria Municipal de Saúde (na Avenida Brasil), o posto Doutor Ernesto Nascimento Sobrinho (mais conhecido como 22 de Março, nome da rua em que se localiza), o Centro Social Urbano (na Avenida Sagrada Família) e a antiga Farmácia Popular (na Rua Antunes Ribas). O cartão é impresso na hora. “Só na sede da secretaria, têm sido impressos de 130 a 150 cartões por dia”, relata Claudete.