Ministro Nardes lança nesta semana livro sobre a história de sua família

0
86

 De 3 a 6 de outubro, Santo Ângelo sediará mais uma edição da Feira do Livro. O evento é promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, com o apoio da Secretaria de Educação, e acontece neste ano no Centro Municipal de Cultura. O evento apresenta nesta edição nomes que estão despertando o interesse dos “apaixonados” por literatura, conhecimento e cultura.

Entre os destaques da programação está a vinda do ministro-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes. Nardes iniciou a carreira política em Santo Ângelo e agora ocupa importante cargo na política nacional.

Na Feira do Livro, Nardes irá autografar a obra “Ribeiro Nardes: uma família do Brasil”. Segundo o secretário municipal de Cultura, Mário Simon, o livro trata de interessante pesquisa genealógica da família desde os anos 1500. “O livro mostra a saga dos Ribeiro Nardes pelo Brasil afora até a participação social e política nos primórdios de Santo Ângelo”, explicou Simon. O ministro lançará a obra na sexta-feira (4), às 18 horas, no auditório do Centro Municipal de Cultura.

JUREMIR MACHADO
Outro nome, reconhecido pelo trabalho jornalístico e livros publicados, é o de Juremir Machado da Silva. O jornalista, escritor e historiador ministra palestra durante a Feira do Livro na sexta-feira (4), às 20 horas, no Teatro Municipal Antônio Sepp. Juremir abordará o tema “Crônica, jornalismo e história: narrativas do passado e do presente”.

Além disso, o jornalista vai autografar a mais recente obra, “Jango: vida e morte no exílio”. De acordo com o secretário de Cultura, Lazer e Juventude de Santo Ângelo, o assunto está despertando extraordinário interesse, pois a mídia está noticiando a exumação dos restos de Jango, em virtude das denúncias de que a morte do ex-presidente do Brasil nunca foi totalmente esclarecida.

JOÃO SAMPAIO
Mais um convidado pela organização da Feira do Livro é João Sampaio, o poeta e compositor de Itaqui, estudioso do tema Missões. A atenção dos historiadores, poetas tradicionalistas e nativistas, letristas de música, escritores e professores é despertada pelo assunto do seminário que Sampaio presidirá: “A identidade missioneira”.

“Espera-se que temas inquietantes como ‘o que é ser missioneiro’, ‘o que é música missioneira’, ‘o que é orgulho missioneiro’, ‘o que é arte missioneira’ e tantas outras interrogações sobre o tema possam ser ventilados na ocasião, afirma Mário Simon. O seminário é aberto para todos e será realizado no sábado (5), às 14 horas, no Auditório do Centro Municipal de Cultura.
Ainda no sábado (5), às 10 horas, a Feira do Livro apresenta a folclorista e estudiosa da cultura gaúcha, Paula Simon Ribeiro. A folclorista abordará as diferenças entre “Tradição, nativismo e folclore”. Especialista no assunto, Paula Ribeiro é membro do Conselho Estadual de Cultura.