Moradores de Lajeado das Pombas pedem melhorias em estrada

0
131

Com o início da colheita do trigo, movimento aumenta e via de acesso está bastante danificada

Moradores da localidade de Lajeado das Pombas, no interior de Santo Ângelo, reivindicam a recuperação de trechos da estrada que liga a região à ERS-218. Com o início da colheita do trigo, o tráfego de veículos pesados tende a aumentar e a via de acesso à localidade está bastante danificada. Além dos estragos causados pela erosão, uma vala aberta na estrada preocupa quem necessita utilizar a via. Outra demanda da comunidade diz respeito ao encascalhamento de parte da estrada.

Airton Camera, morador da região que utiliza diariamente a estrada, disse à reportagem do Jornal das Missões que, em dias chuvosos, os primeiros sete quilômetros do trecho, no sentido ERS-218/Lajeado das Pombas, ficam bastante perigosos. Os moradores solicitam o encascalhamento desta parte da estrada. “Tem uma van que passa às 6h e depois às 18h. Em dias de chuva, não tem como. Essa estrada está uma vergonha”, protestou o morador.

Camera salientou que os moradores que utilizam a via pedem que a Secretaria Municipal dos Transportes recupere a estrada e faça o encascalhamento do trecho. “Além de tapar os buracos e emparelhar parte da estrada, pedimos o encascalhamento até a comunidade de Santa Rita. Mas não para quebrar o carro, e sim com pedras menores e que passem o rolo”, declarou.

VALA ABERTA
Camera conta que na última segunda-feira (20) foi aberta uma vala de aproximadamente 1,5 metro de profundidade ao lado da estrada. Como a via é estreita e não possui encascalhamento, os condutores estão com receio de que algum acidente possa ocorrer em dias de chuva.

“O mais grave foi esse buraco que fizeram. Um caminhão e um carro não passam ao mesmo tempo. Em dia de chuva, quando temos que passar de carro e vem um caminhão, por exemplo, o carro pode até cair naquele buraco. Está perigoso. Não dá mais”, reclama Camera, que reside e trabalha há dez meses na localidade.

O QUE DIZ A SECRETARIA DOS TRANSPORTES
O secretário municipal dos Transportes, Vilson Zago Müller, o Candango, informou que após os períodos de chuva a secretaria retomou as obras de melhorias nas estradas do interior do município. Candango destacou que já foram feitas obras de recuperação no trecho que liga Santo Ângelo ao distrito de Sossego e do distrito até a localidade de Comandaí.

Segundo o secretário, foi realizado também o trabalho de encascalhamento em trecho de estradas no Rincão dos Rorato e Restinga Seca. O secretário informou, ainda, que foi efetuado o patrolamento da estrada do Lajeado do Cerne e construídos novos bueiros no Rincão dos Meotti e na estrada antiga que liga Santo Ângelo a Giruá.

O secretário disse que hoje (25) os reparos serão efetuados próximo à Eletrosul, na Atafona. As localidades de Barra do São João, Barra dos Gabriel e Rincão dos Meotti também receberão melhorias nas estradas a partir da próxima semana. Encascalhamento e patrolamento serão realizados na Ressaca da Buriti, também na próxima semana.

Sobre a estrada que liga a ERS-218 ao Lajeado das Pombas, Candango disse acreditar que na próxima semana se iniciam as obras de recuperação. “Quero ver se ao terminar as obras do Camandaí já iniciamos no Lajeado das Pombas. Se o tempo ajudar, semana que vem já entraremos com as máquinas”, salientou.