Morre aos 104 anos o arquiteto Oscar Niemeyer

0
102

Morreu na noite desta quarta-feira, no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos.

O quadro de saúde de Niemeyer piorou nas últimas horas, e o boletim médico assinado na tarde de ontem pelo médico intensivista Fernando Gjorup indicava piora "no estado clínico do arquiteto".

Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos.

Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dias 15.

O corpo de Oscar Niemeyer deixou a Santa Casa de Misericórdia de Inhaúma, no subúrbio do Rio, onde foi embalsamado, por volta das 6h30 desta quinta-feira (6) e chegou de volta ao Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, às 6h50. De lá, irá para a Base Aérea do Galeão e, em seguida, viajará a Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto.

Oscar Niemeyer é responsável pelo memorial à Coluna Prestes de Santo Ângelo, construído no canteiro da Avenida Ipiranga, na entrada da cidade.