Município está preparado para eleições do próximo domingo

0
107

A 45ª Zona Eleitoral conta com 79.973 eleitores

A 45ª Zona Eleitoral, com sede em Santo Ângelo, conta com 79.973 eleitores que devem participar das eleições deste domingo (5). De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Marivani Medeiros, o treinamento com os mesários já foi realizado e está tudo preparado para as eleições. “Durante esta semana tivemos pouco movimento. Também tivemos pouca procura para fazer a segunda via do título, talvez porque se pode votar com um documento de identidade, apenas. Mas esperamos, de maneira geral, uma votação tranquila no domingo”, explica.

A chefe do Cartório destaca ainda a importância de se levar uma cola no dia das eleições com o número, em ordem, dos candidatos em que o eleitor deseja votar. A cola, analisa Marivani, auxilia o eleitor, em função do número de cargos que precisam ser votados, agilizando, assim, o momento da votação. 

NO DIA DAS ELEIÇÕES

Não pode:
– Arregimentação do eleitor ou boca de urna;
– Aglomeração de pessoas postando vestuário padronizado e os instrumentos de propaganda de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos;
– Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo a serviço da Justiça Eleitoral, coletivos de linhas regulares e não fretadas; de uso individual do proprietário para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família; partidos políticos e candidatos são proibidos de fornecer alimentação e transporte a eleitores no dia da eleição, seja no campo ou na cidade.

Pode:
– Manifestação individual silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.