Música e luzes encantam santo-angelenses e visitantes durante o Natal Cidade dos Anjos

0
77

Primeira noite teve apresentação da Ospa e a projeção de imagens na Catedral Angelopolitana

Milhares de santo-angelenses foram conferir um espetáculo de luzes, cores e sons na primeira noite do Natal Cidade dos Anjos. A novidade neste ano foi a projeção mapeada, chamada de “mapping”, de imagens sobre a Catedral Angelopolitana, com o espetáculo “Vitrais de Natal”. Na noite de terça-feira (10), os espectadores viram padres, anjos, luzes, estrelas e até neve sobre a Catedral. Tudo isso durante 12 minutos, período em que os visitantes focaram a atenção no show de luzes e sons exibido na Praça Pinheiro Machado.

Mundialmente conhecido como video mapping ou mapeamento de vídeo, a técnica consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas. Com um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões (2D ou 3D) são formados virtualmente, e as informações interagem com o projetor que adapta a imagem à superfície (em Santo Ângelo, a Catedral Angelopolitana). A reconstrução deste espaço real torna especiais as imagens projetadas em espaço virtual, além de criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento.

A apresentação, realizada em poucas cidades do mundo, ocorreu após quase duas horas de concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, que, ao comando do maestro Tiago Flores, trouxe música clássica de diversas épocas e países, temas de filmes, o Hino Riograndense e por fim canções de Natal. Os músicos embalaram a primeira noite da programação que se estende por todo o mês, no Centro Histórico e também na Praça do Brique.

ORGANIZAÇÃO

O Natal Cidade dos Anjos 2013 e a 1ª Mostra Internacional de Música nas Missões são realizados pela Associação Cultural das Hortênsias e Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento (Iped) em parceria com a Prefeitura de Santo Ângelo – através das secretarias de Cultura, Lazer e Juventude, da Educação e do Turismo e Esportes – e patrocínio da Petrobras e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).