Músicos do Brasil, Paraguai e Bolívia dão show em Santo Ângelo

0
109

Apresentações em frente à Catedral integram a Mostra Internacional de Música nas Missões

No domingo (15), segunda noite de apresentações da Mostra Internacional de Música nas Missões, artistas do Brasil, Paraguai e Bolívia se apresentaram em Santo Ângelo.
As atrações especiais da Mostra começaram com a participação da Orquestra de Chiquitos, da Bolívia, composta por jovens da aldeia de Concepción. Conhecida como Orquestra P. Ensemble Martin Schmid Conceição, cujo nome é uma homenagem ao missionário jesuíta que viveu no século 18, também músico e construtor de igrejas, cuja obra de extraordinária beleza pode ser apreciada nas Missões Jesuíticas de Chiquitos, na Bolívia. O Ensemble foi formado em 2003 por iniciativa do Governo Municipal de Concepcion e o pároco Reinaldo Brumberguer, e já se apresentou em várias oportunidades no Mercosul.
Posterior, o Coral Guarani da Aldeia Alvorecer, de São Miguel das Missões (Tekoa Koenju), subiu ao palco e cantou canções em guarani, arrancando aplausos da multidão que assistia aos espetáculos.
Mas, foi no final do espetáculo que o público mais participou. Houve grupos que até dançaram enquanto acompanhavam as melodias da Orquestra Sonidos de la Tierra, do Paraguai. Com dez anos de trajetória, a Orquestra Sonidos de la Tierra é integrada por um grupo de 40 músicos, sob a regência do maestro Willian Aguayo. São músicos solistas, diretores, e instrumentistas que se destacam na capital paraguaia – alguns deles, inclusive, que compõem o staff da Orquesta Sinfónica de la Ciudad de Asunción (OSCA).
Com um repertório variado, a Sonidos de la Tierra interpreta obras do folclore nacional, música clássica e moderna, dentro de um cenário que mistura passado e contemporaneidade. Arpa, violinos, e um repertório bem variado, encerrou seu espetáculo sobre os gritos e pedidos de reprise da multidão.
A Mostra Internacional de Música nas Missões é uma promoção do IPED – Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento, em parceria com a Prefeitura. Também se insere na programação do Natal Cidade dos Anjos, organizado pela Associação Cultural da região das Hortênsias, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias de Cultura, Lazer e Juventude, Educação, e de Turismo e Esportes, com patrocínio do BNDES e Petrobrás.