Natal Cidade dos Anjos trará novidades para os missioneiros

0
79

Parada de Natal, Mapping e várias apresentações artísticas estão programadas para o evento

O Natal Cidade dos Anjos e a 1ª Mostra Internacional de Música das Missões trarão novidades para a comunidade missioneira. Com o patrocínio da Petrobras, do Banco BNDES e do Instituto pela Produção Emprego e Desenvolvimento Social – Iped, os eventos que ocorrerão paralelamente terão diversas atrações para fomentar o turismo na região.

O lançamento dos eventos – que serão realizados paralelamente a partir do dia 10 de dezembro – aconteceu na manhã de ontem (14) no Centro Municipal de Cultura e contou com a presença de autoridades, imprensa e lideranças.

Segundo o secretário Turismo e Esportes, Marcos Mattos, as instituições federais e a Associação Cultural das Hortências foram procuradas pela comissão do executivo municipal no início do ano para que auxiliassem na formatação do projeto e na arrecadação de recursos para financiar os eventos. “Dissemos que queríamos um evento nos padrões de Gramado e nos apresentaram este formato que é mais ágil. A Associação Cultural das Hortências formatou o projeto, o BNDES e a Petrobrás estão financiando e nós estamos cedendo o local para que o evento aconteça”, disse o secretário Mattos.

Durante o lançamento, o prefeito Valdir Andres agradeceu ao Governo Federal pelo auxílio financeiro que as empresas BNDES e Petrobrás estão disponibilizando e informou que todas as apresentações serão gratuitas. “A Prefeitura Municipal não terá gasto algum com estes eventos, que vêm a fomentar o turismo em nossa região. Estamos utilizando a mão de obra e os materiais locais, além de artistas como a Cia. Burzum, e artesão que construíram as casas das etnias que estarão na Praça Leônidas Ribas”, ressaltou o prefeito.
5º Natal da Cidade dos Anjos

A apresentação do Natal Cidade dos Anjos e da Mostra Internacional de Música ficou por conta da diretora do Iped, Daniela Moraes, que falou como funcionarão os eventos. Conforme Daniela, a expectativa de público é de 150 mil pessoas, dos quais 45% de turistas. Para ela, a importância desta programação para a comunidade missioneira é que os recursos ficaram nas cidades envolvidas. “A utilização da mão de obra local, junto com os hotéis e restaurantes que receberão artistas e turistas, fomentarão um processo econômico na região”, afirma Daniela.

A diretora fala ainda que a comunidade terá muitas surpresas que serão reveladas a partir do dia 10. Como por exemplo, o Mapping, evento inédito em que um espetáculo multimídia utilizará a Catedral Angelopolitana como palco, que ocorrerá todos os dias, às 22h. E também a Parada de Natal, apresentações de orquestras sinfônicas, teatro, dança. “Vocês estão ajudando a construir isso e ao mesmo tempo serão espectadores deste maravilhoso espetáculo”, comentou Daniela, referindo-se à comunidade missioneira.

1ª Mostra Internacional de Música das Missões

A Mostra Internacional de Música das Missões – que contará com espetáculos de sons integrados que fazem parte da América do Sul – e as apresentações natalinas ocorrerão também na cidade de São Miguel das Missões, que participará do evento também em comemoração aos 30 anos da inclusão das Reduções Jesuíticas como Patrimônio Histórico da Humanidade.
O evento acontece de 10 a 31 de dezembro em diversos pontos turísticos da região.