Nesta quinta-feira tem pregões em Santo Ângelo para fornecimento de pão e leite ao presídio

0
83

Nesta quinta-feira (16), em Santo Ângelo, a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), por intermédio da Central de Compras (Cecom), realizará dois pregões do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer). Os processo licitatórios ocorrerão na Câmara de Vereadores e são destinados para aquisição de alimentos para o Instituto Penal de Santo Ângelo, que abriga 123 detentos, e para o Presídio Regional de Santo Ângelo, onde há uma população carcerária de 210 pessoas.

O primeiro pregão inicia às 9h, para compra de pão francês 50 gramas e o segundo começa às 11h, para aquisição de leite tipo C. Por mês, são fornecidas 30 mil unidades de pão cacetinho e 3 mil litros de leite tipo C.

A secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias, destaca que o Fornecer é uma política pública focada no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda. “O programa descentraliza recursos, possibilita ao Estado exercer seu papel de indutor do desenvolvimento. Ao fazê-lo, incentiva setores de base da economia, como são os micro e pequenos empreendimentos, que ao tornarem-se fornecedores de produtos ao Estado, movimentam a economia local, geram emprego e desenvolvimento”, afirma a secretária Stela.

FORNECER

É um programa inédito criado pela SARH, através da Central de Compras (Cecom), para oportunizar aos micro e pequenos empreendedores do campo e da cidade fornecerem seus produtos ao Governo do Estado. As micro e pequenas empresas que participam e vencem o pregão assinam um contrato de seis meses com o Governo do Estado, podendo ser renovado por mais 6 meses. Para a segunda fase, a expectativa é que o Governo do Estado descentralize investimentos de custeio na ordem de R$ 6,6 milhões, atuando diretamente na economia de municípios. A medida também pretende gerar uma economia de R$ 4,8 milhões aos cofres públicos.