Nível do Rio Ijuí está 79 cm abaixo do normal

0
82

Já é possível observar diversas pedras abaixo da ponte que liga Santo Ângelo a Entre-Ijuís

A seca assolou o Rio Grande do Sul neste verão. Já estamos no outono, uma estação chuvosa, e, mesmo assim, as chuvas não normalizaram no Estado e na região das Missões.

O rio Ijuí é um termômetro para a questão da estiagem. Segundo o responsável pela medição diária do Rio Ijuí pela Agência Nacional das Águas, Beno Bischoff, que reside em Entre-Ijuís, o nível do rio está em 71 cm. “O nível normal é 1m e 50cm. O nível está 79 cm abaixo do normal. É só observar, para quem passa na ponte, as pedras que já estão visíveis”, observa.

De acordo com Beno, para o nível do Rio Ijuí voltar ao normal, é necessário chover ao menos 200 mm. “Pelo que eu já vi, o nível do Rio Ijuí deve voltar ao normal só no final do ano”, complementa.

A última chuva que Beno tem registro foi de 4 mm, ocorrida na semana passada.

RIO URUGUAI

Nesta semana, foi possível fazer a travessia do Rio Uruguai, onde o Rio Ijuí deságua, a pé, na comunidade da Volta Grande, em Porto Mauá. Desde 1979 esse tipo de situação não era registrada.

As correntes de água nesta localidade praticamente secaram, sobrando os poços e apenas um canal, onde a travessia pode ser feita com pequenas embarcações.