No Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, entidades homenageiam Adroaldo Loureiro

0
107

Para marcar a data, em todo o Estado foram realizadas atividades de prevenção e orientação

No Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, ocorrido nesta terça-feira (31), odontólogos gaúchos prestaram emocionante homenagem ao autor da lei que criou a data, o ex-deputado Adroaldo Loureiro, falecido em fevereiro deste ano. Em todo o Estado, foram realizadas diversas atividades de prevenção, orientação, exames e até procedimentos cirúrgicos para marcar a data, atingindo milhares de pessoas.

Loureiro foi proponente de um conjunto de leis nesta área. O Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, por exemplo, chega aos 10 anos plenamente consolidado como uma das maiores ações de saúde pública no Estado. Somente nas unidades móveis disponíveis à população em Porto Alegre, foram atendidas mais de mil pessoas. Em dezenas de municípios, as prefeituras ou entidades da odontologia também promoveram atividades semelhantes.

No Plenarinho da Assembleia Legislativa, o Comitê de Entidades da Classe da Odontologia (Ceco) realizou um seminário de avaliação e prestou homenagem ao ex-deputado Adroaldo Loureiro, que era cirurgião-dentista formado na PUC de Pelotas. Os filhos Eduardo Loureiro, deputado estadual, e Saulo, além da irmã Glaci Loureiro, receberam das mãos da presidente do Ceco, Juliana Romanini, um diploma em reconhecimento ao trabalho realizado. “Ficamos muito agradecidos com o gesto. Meu pai deixou marcas importantes em sua trajetória política, sempre dedicada às causas públicas. Ele sempre dizia que política é transformar discursos em ações”, destacou o deputado.

Organizado por Pedro Henrique Nunes Paiva, uma apresentação reproduziu, no telão do Plenarinho, toda a trajetória de luta de Adroaldo Loureiro pelo fortalecimento da odontologia como instrumento de atendimento social. Pedro Henrique, que por anos assessorou Loureiro nesta área, também foi homenageado pelas entidades.

Em quatro mandatos, Adroaldo Loureiro deixou um legado na área odontológica. Leis como a Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal e do Programa Respire Bem na rede de ensino, para sanar deficiências por mau posicionamento dento-maxilar, ajudam a melhorar a vida das pessoas. É de sua autoria, ainda, a legislação com regras para descarte de material que contenha mercúrio, utilizado por profissionais da odontologia.