Nova sede da Vara do Trabalho de Santo Ângelo deve aprimorar condições de atendimento

0
104

Prédio possui área total de 778 m² e foi construido num período de um ano e dois meses

A nova sede da Vara do Trabalho de Santo Ângelo será inaugurada hoje, às 17h, na Rua 25 de Julho, 660. A solenidade contará com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Beatriz Renck.
O prédio possui área total de 778 m² e foi construído num período de um ano e dois meses. A edificação abrigará dois gabinetes de juízes, salas de audiência e conciliação, secretaria, saguão de espera, sala da OAB, dois postos de atendimento bancário, além de um espaço para a Central de Atendimento ao Público. O subsolo será destinado ao Arquivo.
As novas instalações atendem aos padrões de áreas e custos estabelecidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O prédio foi planejado com acessibilidade para deficientes, sistema de reaproveitamento da água da chuva para jardinagem e limpeza de calçadas, ar-condicionado VRF, luminárias T5 de alto desempenho, e pisos externos permeáveis. A mudança para a nova sede visa a aprimorar as condições de trabalho e da prestação jurisdicional.
A Vara do Trabalho de Santo Ângelo tem como juiz titular Edson Moreira Rodrigues, que destaca como foi longa a idealização do sonho da sede própria. “A Justiça do Trabalho foi instalada em Santo Ângelo em 1964 com sede da Rua Duque de Caxias. De lá para cá, passou pela Acisa, ficou um tempo na Rua Três de Outubro e, por fim, na Antunes Ribas, onde ficou localizada por 12 anos. Já na inauguração daquelas instalações nós falávamos do sonho de ter uma sede própria”, destaca.
As obras da nova Justiça Federal iniciaram no ano passado, após diversos trâmites que possibilitaram que o terreno fosse utilizado para sua construção. “As novas instalações são adaptadas para o funcionamento da Justiça e, sem dúvidas, irá trazer um benefício muito grande para o jurisdicionado, aos advogados e operadores do Direito. Aqui ainda há alguma reserva de estacionamento, oferecemos acessibilidade, o que não havia lá. Eu sempre digo que o maior ganho será o da comunidade. Os juízes passam, os servidores também, mas a sede da instiuição ficará como uma identificação de seus usuários e comunidade em geral”, salientou.
A jurisdição da Vara do Trabalho de Santo Ângelo abrange as cidades de Caibaté, Catuípe, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Sete de Setembro, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá e Vitória das Missões.